Radio Cristo para Todos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Do Jeito Dele

“Uma mulher estava passando por momentos muito difíceis. Problemas no casamento, emprego insatisfatório, saúde um pouco abalada.... A dificuldade era tanto que ela estava a ponto de desistir. Sentia-se sozinha, rejeitada, muito isolada. Tentara de tudo para melhorar, mas nada parecia dar certo. Finalmente, chegou a um ponto de concluir que não havia mais saída. Nunca mais teria alegria em sua vida.
 Um dia, depois de um longo tempo sentada na cozinha chorando, notou que um pardal, de alguma forma, entrara no recinto. Ela então abriu a porta, para que ele pudesse voar embora. Para sua surpresa, o pássaro começou a tentar sair pela janela fechada que havia logo acima da porta!  Várias vezes ele tentou atravessar a janela fechada, colidindo com o vidro. O animal foi ficando cada vez mais fraco a cada tentativa. E voava cada vez mais baixo, até que nem conseguia mais voar. Foi então que, fraco demais para voar, ele simplesmente caminhou porta afora. Enquanto ela observava, o pardal foi recuperando suas forças e, finalmente, conseguiu voar novamente.
            Foi como se Deus literalmente abrisse seus olhos da fé. Ela estava agindo exatamente como aquele pássaro, tentando do seu jeito sair da situação difícil em que se encontrava. Cada vez que simplesmente reagia do seu jeito ao que acontecia, - blum!  De encontro ao vidro. Ela agora se dava conta de que precisava fazer como o pardal – humildemente caminhar no poder da graça e misericórdia de Deus e deixar que Ele, do jeito Dele, cuidasse de seu coração, suas dores e dificuldades”.
            Sozinhos, só vamos encontrar muitos vidros contra os quais vamos bater a cabeça. No entanto, o cristão se consola e encontra apoio nas palavras de Jesus: “Lembre-se disso: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20) E ainda: “Eu sou o caminho...” (Jo 14.6)  Caminhando com Cristo ( isto é, na vontade de Cristo, na direção apontada por ele) com humildade e fé, nunca nos faltarão portas abertas pelas quais caminhar, seguir a vida e voltar a voar. Pense nisto!
Cristo te abençoe com sua maravilhosa presença! Amém!
                                                                               Pastor Fernando S. Boone
                                                                         (Ilustração: Autor desconhecido)

terça-feira, 29 de maio de 2012

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO MÊS DE JUNHO

                                                           -JUNHO-2012-
Domingo
Seg
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado








O SENHOR É A MINHA ROCHA PODEROSA E O MEU ABRIGO. Sl 62.7
IELB – 108 ANOS DIA 24 DE JUNHO!
01
Reunião da diretoria 19:30
02
Instr. Confirmandos – 9h

Culto   Itapema 19:30

03

Culto
S.J. Batista
 9h


04


05

Culto
Canto Grande 20:30

06

Est. Bíblico
19:30
(Igreja)
07

Estudo Bíblico S.J. Batista
19:30
08

Instrução de Adultos
19:30
(igreja)
09
Instr. Confirmandos – 9h

Culto   Itapema 19:30
10

Culto
 Itapema 9h

Tijucas 18 h
11



12

Est. Bíblico
Canto Grande
20:30
13

Servas               E        Leigos

19:30
14


15

Instrução de Adultos
19:30
(Igreja)

16
Instr. Confirmandos – 9h

Culto
Itapema 19:30
17

Culto
S. J. Batista
9h
18
19

Culto Canto Grande
20:30
20

Est. Bíblico
19:30
(casas)
21


22

Instrução de Adultos
19:30
(igreja)

23  
   Instr. Confirmandos – 9h

24
ANIVERSÁRIO DA IELB – 108        ANOS

Culto
Itapema 9h

Tijucas 18h

25
26


27
Servas               E        Leigos

19:30
28

29
Instrução de Adultos 19:30 (igreja)
30
Cons. Distrital (Taió)

Culto Itapema 19:30



terça-feira, 22 de maio de 2012

Jesus Ora por sua Igreja!

Sétimo Domingo de Páscoa – 20-05-2012
Sl 1; At 1. 12-26; 1 Jo 5.9-15; Jo 17. 11-19

Introdução
            Estimados irmãos e irmãs. Quinta-feira passada foi o dia da ascensão de Jesus. 40 dias depois de sua ressureição Jesus subiu ao Céu. Ascensão quer dizer exatamente isso, que Jesus foi para junto do Pai no Céu.

Fato
O que Jesus está dizendo no Evangelho de hoje faz parte de uma oração que ele dirigiu ao Pai antes da sua ascensão, antes da sua morte inclusive. O evangelho de hoje começa com Jesus dizendo: “agora estou indo para perto de ti”. Jesus sabia que após a sua oração ele seria capturado ali mesmo, no jardim do Getsêmani onde ele orava. Jesus sabia que depois disto ele seria julgado e condenado a morte. Que ele ressuscitaria e depois voltaria para junto de Deus. Retornaria para o Pai no Céu. Os seus discípulos não, eles continuariam aqui no mundo. E as palavras de Jesus expressam preocupação com relação a isso: “Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os”. (v.11ª) Aqui Jesus ora em favor da sua igreja naquele momento, os seus discípulos. Mais adiante (v.20) Jesus inclui a mim, vocês e todos os cristãos nesse seu pedido de proteção ao Pai: “Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles.” Ou seja, Jesus ora também por aqueles que viriam a fazer parte da sua igreja no futuro. Aqueles que se tornariam mais tarde seus seguidores por causa do testemunho dos primeiros cristãos.

Desenvolvimento
            Existem algumas perguntas que precisamos fazer para entendermos a vontade de Deus para nossa vida através das palavras de Jesus no evangelho de hoje. E a primeira pergunta que precisamos fazer é: contra o que, ou contra quem Jesus pede ao Pai que guarde os seus discípulos e a sua igreja que somos nós, que são todos os cristãos?
O próprio Jesus em sua oração dirigida ao Pai está dizendo: “Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um”. (V.11) Jesus pede ao Pai que defenda os seus seguidores contra a desunião. Ele quer que os seus seguidores permaneçam e sejam guardados unidos entre si por meio do seu nome. E a razão disso ele nos disse no evangelho da semana passada – por que o seu mandamento é que amemos uns aos outros. E ele quer também que os seus seguidores sejam guardados, mantidos em união com Ele. E a razão disso ele nos disse a dois domingos atrás quando Jesus disse que ele é a videira nós somos os ramos. “Quem está unido comigo e eu com ele, permaneça assim, porque sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15.5)
Quando Jesus pede ao Pai que nós sejamos guardados em união com ele, é com a intenção de nos proteger contra o pior inimigo do povo de Deus que ele o faz. Mais adiante no v.15 Jesus está dizendo ao Pai na sua oração: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno.” Jesus invoca a proteção de Deus para os seus seguidores contra o causador de todos os males. O maligno todos nós sabemos quem é, é o diabo.  A sua missão visa separar o ser humano, a criatura do seu Criador. Tirar da presença e dos caminhos de Deus aqueles que assim se encontram. Impedir o retorno daqueles que fraquejaram e caíram. Sua luta é para impedir a aproximação daqueles que nunca ouviram o evangelho, a boa nova da salvação. Por tudo isso o Apóstolo Pedro diz na sua primeira carta (5.8), que o diabo é o nosso adversário aqui nesse mundo. Ele anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar, diz o apóstolo.
A boa noticia irmãos, é que quem vive uma vida de união com Deus não tem que se preocupar com esse inimigo dos filhos de Deus. Pois ele já foi vencido por Jesus. Após a queda em pecado Deus fez uma promessa que está registrada em Gn 3. 15. Que o descendente da mulher viria a esse mundo para esmagar a cabeça da serpente (o diabo). Jesus é o cumprimento dessa promessa, ele é o descendente da mulher que esmagou a cabeça do diabo com sua morte e ressureição. O diabo não pode mover uma palha contra aqueles que são filhos de Deus e vivem unidos com Ele pela fé em Cristo.
Agora, Pedro diz que o diabo “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Isso significa que ele ainda tem poder. O diabo sempre teve e terá poderes para influenciar, dominar e destruir onde não há união com Deus ou onde esta união está enfraquecida.
Veja o exemplo do rei Saul, que foi rei de Israel antes de Davi. Saul foi um bom rei para Israel enquanto ele deu ouvidos a vontade de Deus. Enquanto ele permanecia na presença de Deus e se guiava pela vontade de Deus. Seu reinado começou entrar em crise a partir do momento que ele abandonou os caminhos de Deus. A bíblia diz em 1 Samuel 15. 10 que Deus se arrependeu de haver constituído Saul rei, porque ele deixou de o seguir e não executou as suas palavras. Mas o pior ainda estava por vir. Veja o que diz a Bíblia em 1 Samuel 16.14: Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor...um espírito maligno o atormentava. A partir daquele momento começou a ruina de Saul até a sua morte.
No novo testamento nós temos o exemplo de Judas que está sendo mencionado na leitura do Evangelho e de Atos capítulo 1. Ele era um dos doze discípulos de Jesus. Vivia próximo de Jesus. No entanto Lucas 22.3,4 diz assim: Satanás entrou em Judas... Este foi entender-se com os principais sacerdotes e capitães sobre como lhes entregaria a Jesus.
Bom, o que aconteceu todos nós sabemos, Judas trocou Jesus por trinta moedas de prata. Veja irmãos, dos doze discípulos de Jesus, quem o diabo escolheu como isca: Aquele que tinha o seu coração mais longe de Jesus. Aquele que facilmente trocaria Jesus por qualquer outra coisa.
Judas trocou Jesus por trinta moedas de prata. O cristão e seguidor de Jesus quando não busca as coisas do reino de Deus em primeiro lugar na sua vida, está sempre correndo o risco de trocar Jesus por qualquer outra coisa. Eu preciso entender que a minha união com Cristo onde eu sou guardado por Deus e mantido em sua presença por meio da Palavra e da Santa Ceia, não é apenas importante. É necessária. É um caso de vida ou morte. Salvação eterna ou condenação eterna.
Irmãos, Deus é misericordioso e ouve a oração do seu povo. Ele não deixaria de ouvir a oração de Jesus em nosso favor. Deus não só ouviu como também providenciou esses MEIOS para nos guardar e manter unidos a Cristo – o caminho, verdade e vida. Na Santa Ceia somos constantemente perdoados e fortalecidos na fé que nos foi dada pelo espírito Santo no batismo. Na sua Palavra Deus nos orienta, guia, preserva e guarda nos seus caminhos.
Conclusão
Deus tem um propósito ao nos guardar e preservar aqui no mundo. Jesus disse ao Pai na sua oração: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (v.18) Deus enviou Jesus ao mundo para uma missão: salvar a humanidade morrendo para perdoar os pecados de todos. E Jesus enviou os discípulos, envia você e a mim para contarmos isso para todo mundo. Com esse propósito Deus atende a oração de Jesus e a nossa e quer nos preservar e guardar aqui no mundo. Com o propósito de sermos suas testemunhas até o fim de nossas vidas. Amém.

Pastor Fernando Santos Boone

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Agricultor é Deus

Quinto domingo de Páscoa – 06-05-2012
Sl 150; At 8.26-40; 1 Jo 4.1-11; Jo 15.1-8

Introdução
            Vivemos em um mundo de muita cobrança. Um mundo que nos cobra rapidez, agilidade e produtividade. Empresa demite funcionário que não produz conforme o esperado. Metas muitas vezes irreais são estabelecidas para que a produção seja cada vez maior. Nesse mundo onde tudo parece exigir cada vez mais de nós, os dias, as semanas, os meses e até mesmo o ano parecem cada vez menores. Quem de uns tempos para cá nuca se perguntou: nossa amanhã já é sexta, ou sábado, ou domingo?
            Neste modelo de mundo em que vivemos, baseado na ação, na cobrança, na produtividade, como fica a igreja de Cristo? Qual deve ser o papel a postura da igreja?      
   
Fato
            Muitos pensam que a igreja deve adaptar-se aos tempos modernos. Mas será que é realmente correto entrarmos de cabeça neste ativismo que o mundo nos impõe?
Meu objetivo não é incentivar vocês a serem preguiçosos com relação ao trabalho da Igreja, nem serem lentos, irem devagar quando o assunto for a vida espiritual de vocês. Muito pelo contrário o objetivo é incentivar e preparar o ouvinte da palavra de Deus para produzir muitos e bons frutos para o SENHOR DEUS. Porém, naturalmente. Como nos ensina Jesus no evangelho de João 15.1-8.
            Confesso a vocês que me senti bem mais leve nesta semana quando tive a oportunidade de ler e estudar esta passagem do Evangelho de João. Em especial o primeiro versículo onde Jesus diz: “Eu sou a Videira verdadeira e meu Pai é o Agricultor”. Jesus traz uma mensagem de cuidado e tranquilidade para a sua igreja e seguidores que estão inseridos neste mundo cheio de cobranças.
Desenvolvimento
            Quando Jesus fala sobre videira, ramos e agricultor, eu logo imagino uma daquelas imensas parreiras que é muito comum aqui no sul do país. E penso também no trabalho do agricultor que plantou a vinha. Ele colocou a muda na terra, esperou com paciência, regou, adubou, colocou estacas, estendeu fios e podou. Tudo isto com um grande objetivo: colher frutos. Seu desejo e seu pensamento não estão em outra coisa senão em se deliciar com o saboroso fruto quando chegar a colheita.
            Jesus no Evangelho está dizendo: Eu sou a videira, meu Pai é o Agricultor. (v.1)... Vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto. (v.5) Ou seja, quem está unido comigo e eu com ele, esse faz a vontade Deus. Mas tudo como consequência do trabalho do Agricultor que é Deus. Deus é o Agricultor que plantou a vinha aqui nesse mundo. A vinha é o seu Filho Jesus. Deus cuidou para que a vinha crescesse e depois veio os ramos. Os ramos somos nós, são todos os cristãos que estão unidos a Cristo pela fé. Por acreditarem e confiarem Nele.
            Desses ramos que somos nós, que é cada cristão unido a Cristo pela fé, Deus, o Agricultor Celestial, espera colher frutos. Nenhum agricultor planta para não colher. E Deus não é diferente. Ele espera que esse seu ramo que Ele enxertou em Cristo no dia do batismo e através da sua palavra, mostre para o mundo os frutos que o seu Espírito Santo produz em minha vida. Em Gálatas 5. 22 a Palavra de Deus nos diz que frutos são esses: “O fruto do espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. E se nós queremos tornar essa lista mais completa também podemos acrescentar: arrependimento e confiança na graça e bondade de Deus.
Jesus no evangelho deixa um alerta quanto ao perigo da improdutividade, o perigo de não produzirmos esses frutos para Deus. No v.2 ele diz: Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim... Ele corta embora estejam em mim. Sabe o que isso significa? Já viram aqueles galhos quebrados que às vezes ficam garrados na planta por uma película. Aquela película às vezes até é suficiente para manter aquele galho verde, mas ele dificilmente vai produzir frutos. Essa talvez é a situação de muitas pessoas hoje em dia, estão ligadas a Cristo por uma película de fé. Essa película até as mantém vivas espiritualmente, mas não pode fazê-las produzir frutos. E Jesus está dizendo: os ramos que não dão uvas ele corta, embora estejam em mim.
A minha consciência nesse momento está se perguntando, está preocupada e quer saber que espécie de ramo ou galho eu sou. Um galho ligado a Cristo que está recebendo a ceiva, A SUA PALAVRA E SANTA CEIA, que são os nutrientes necessários para a produção de frutos. Ou um galho quebrado, ligado a Cristo apenas por uma película de fé, sem forças para produzir frutos e prestes a ser cortado pelo Agricultor.
No (v. 6) do evangelho Jesus diz o que é feito com aqueles que são cortados por Deus, o Agricultor: Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.  Numa tradução mais simples e aplicada a realidade humana esse versículo ficaria mais ou menos assim: “Quem não ficar unido com Cristo será jogado fora e secará; será juntado e jogado no fogo do inferno, onde queimará eternamente”.
Irmãos, isso é muito sério e é o que realmente acontece. Se não fosse assim Jesus não teria dito essas coisas para alertar e prevenir os seus discípulos e a nós hoje. E Jesus disse o que disse para os seus discípulos, e está dizendo estas coisas para nós hoje porque ele se preocupa com cada um de nós. E por se preocupar conosco ele está dizendo no Evangelho de hoje para a nossa tranquilidade: Eu sou a videira, meu Pai é o Agricultor e vocês são os ramos. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês, pois sem mim vocês não podem fazer nada.  
É assim que os frutos vão surgir naturalmente em minha vida. Como resultado da minha união com Cristo por meio da Palavra e Santa Ceia, e como resultado da ação e do cuidado do Agricultor que é Deus. Eu não preciso me preocupar com nada. Apenas deixar Deus agir e nutrir a minha vida com a sua palavra. E isso é algo que Deus tem prazer em fazer na minha vida. Porque eu sou especial para ele, nós somos a coroa da sua criação.
No inicio nós perguntamos: Como fica a igreja de Cristo, qual a sua postura o seu papel, nesse mundo impulsionado pelas cobranças, resultados e produtividades em níveis cada vez mais elevados? A igreja não entra na onda do mundo. A igreja prega o evangelho e vive o evangelho no seu dia-a-dia. Sem se preocupar com os frutos, com os resultados. O papel da igreja é permanecer unida a Cristo como ele pede no Evangelho. Quando a igreja está unida a Cristo através da Palavra e dos sacramentos, os bons frutos surgirão naturalmente. Arvore boa produz frutos bons.
Conclusão
            Como é bom irmãos, num mundo que continuamente grita: “vá, corra, mude, faça, produza”, como é bom ouvir a doce voz de Jesus que diz: “permaneça unido comigo! Descanse. Repouse. Eu lhe dou tudo o que você precisa”. Enquanto vivermos nossa vida nesta fé, ligados em Jesus, o Pai que é o eterno Agricultor segue cuidando de nós e vai colhendo os frutos que deseja. Amém.
Pastor Fernando Santos Boone

terça-feira, 8 de maio de 2012

Por que ir à IGREJA?

Conta-se que um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos. "Eu tenho ido à Igreja por 30 anos", ele escreveu, "e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum deles sequer... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!”.
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para prazer do Editor e Chefe do jornal. Isto foi por semanas, recebendo e publicando cartas do assunto, até que alguém escreveu este argumento: "Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei... Todas elas me nutriram e me deram à força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente".
Já ouvi muitas pessoas que tem o hábito de irem aos cultos frequentemente afirmarem o seguinte: “na semana que não vou ao culto parece que fica faltando alguma coisa!” E realmente fica. E não é apenas o não cumprimento de uma rotina de final de semana. A nossa alma sente sede e fome, tem necessidade da palavra de Deus que nutri o nosso espirito. 
Assim como o alimento que comemos sustenta, da força ao nosso corpo e sacia a nossa fome física e sem ele não sobreviveríamos, assim também a Palavra de Deus e a Santa Ceia sustentam, dão forças e sacia as necessidades da alma. Sem isso, espiritualmente não podemos sobreviver.
Se você está ou fica muito tempo afastado desses meios pelos quais Deus nutri, da forças e sacia a sua alma, a ponto de não achar importante nem sentir necessidade, cuidado, pode ser que você já esteja a beira da morte espiritual. Mortos não sentem fome!
Maio é o mês de aniversário da congregação “Bom Caminho” de Itapema, fundada em 7 de maio de 2000. Que a nossa alegria, trabalho e gratidão encontre espaço no coração de Deus por termos uma Igreja comprometida com a pregação correta e fiel de sua palavra para nutrir, dar forças e saciar a cada semana a nossa vida espiritual. Que Deus seja louvado e honrado cada vez mais com a nossa participação nos cultos em sua casa, o local de encontro dos filhos com o Pai Eterno. Amém.

Pr. Fernando Santos Boone

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO MÊS DE MAIO

                                                    -MAIO-2012-
Domingo
Seg
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado









01
Culto Canto Grande 20:30
02
Estudo Bíblico 19:30 (igreja)
 03
Instrução        de Adultos
19:30
(igreja)
04
 Reunião da diretoria 19:30
05
Instr. Confirmandos – 9h

Culto   Itapema 19:30

06

Culto

S.J. Batista  9h

 Itapema Almoço 12:00

07


08

Estudo Bíblico Canto Grande 20:30

09

Servas
E
Leigos
19:30

10

Estudo Bíblico S.J. Batista
19:30
11

Instrução de Adultos
19:30
(igreja)
12
Instr. Confirmandos – 9h

Culto   Itapema 19:30
13

Culto
 Itapema 9h

Tijucas 18 h
14



15

Concílio Pastores Pomerode
16

Concílio Pastores Pomerode

Est. Bíblico 19:30  
17

Concílio Pastores Pomerode
18



19
Instr. Confirmandos – 9h

Culto
Itapema 19:30
20

Congresso de servas e Leigos (Indaial)
21
22

Culto Canto Grande
20:30
23
Servas               E        Leigos
  19:30
24

Instrução de Adultos
19:30
(igreja)
25


Visitas
26       Instr. Confirmandos – 9h
Culto S. J. Batista 19:30
27

Culto
Itapema 9h

Tijucas 18h

28
29

Visitas
30
Visitas
31
Instrução de Adultos 19:30 (igreja)