Radio Cristo para Todos

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Deus nos Equipa para a Batalha mais importante de nossa Vida!

Decimo Quarto Domingo Após Pentecostes – 02-09-2012
Sl 119.129-136; Dt 4.1-2,6-9; Ef 6.10-20; Mc 7.14-23
Introdução
            Irmãos, no texto de Efésios Paulo está falando da armadura do Cristão. Paulo prepara o cristão para a batalha mais importante de sua vida, a batalha espiritual. “Nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que dominam completamente este mundo de escuridão”, (v.12) diz Paulo.
Fato
            Nos capítulos anteriores Paulo vinha falando da nova vida que o cristão têm por estar unido com Cristo. Paulo estabelece padrões para a vida pessoal do cristão, eu e a minha vida diante de Deus. Como eu vou viver essa nova vida de união com Cristo. No capítulo 4.22-24 Paulo diz assim: “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados... Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida coma sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.” Paulo falava da antiga vida, a vida de pecados, sem Cristo; e da nova vida, vida com Cristo, nos seus caminhos. E a recomendação é esta: Vistam-se com a nova natureza, a vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Deus.
            Nessa nova vida de união com Cristo Paulo também estabelece padrões para a vida de comunhão na comunidade entre os irmãos na fé. Capítulo 4.25,32 Paulo diz: “Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.”
            Mais adiante, Paulo estabelece padrões para a vida do cristão no lar. Eu e a minha família diante de Deus. Capítulo 5.22,25: “Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela.” E por fim, Paulo fala aos filhos e aos pais. Cap. 6.1: Paulo diz: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e a sua mãe, pois isso é certo. V. 4: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem cria-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”
Desenvolvimento
            Será que é possível viver assim? Possível é, mas não é fácil. Em sua vida o cristão é atacado de todos os lados. Por isso Paulo inicia o texto de hoje dizendo: “tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal... que dominam completamente este mundo de escuridão.” (V. 10-12)
            Há igrejas onde o diabo é o foco, há outras onde ele é esquecido. Jesus Cristo deve ser sempre o nosso foco, mas o inimigo jamais deve ser ignorado. Tem gente que não acredita na existência do diabo. Um erro gravíssimo em minha opinião. Tudo que ele quer é passar despercebido para agir sem que as pessoas percebam o perigo. Para que ele possa plantar a semente da discórdia, do ódio, da desunião, enfim, a sua semente diabólica que afasta as pessoas de Deus.
            Em 1 Pe 5.8,9 se lê: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo...”
            E para ficarmos firmes na fé e enfrentarmos as armadilhas do diabo a Palavra de Deus nos equipa e nos prepara. “Peguem agora a armadura que Deus lhes dá.” (v.13) Para essa batalha contra as forças espirituais do mal, Paulo recomenda sete equipamentos fundamentais.
1. O Cinturão da Verdade (v.14) - Paulo tinha em mente um soldado Romano equipado para a batalha. O cinturão era algo especialmente projetado. Ele era responsável por deixar tudo no lugar, por dar segurança e agilidade no uso dos demais utensílios.
Em nosso caso, o cinturão é a verdade. Verdade que Deus nos faz conhecer em sua Palavra. Verdade a respeito de nós mesmos e de Cristo. É a verdade sobre nossos pecados e sobre aquilo que nos liberta de Satanás, o pai da mentira. Jesus disse em Jo 8.32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Depois mais adiante em João 14.6 o próprio Jesus disse que verdade é essa: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” Essa é a principal verdade das Escrituras Sagradas. Ela é responsável por deixar Cristo no seu devido lugar, no de Senhor de nossas vidas.
2. A couraça da justiça (v.14) - Outra parte importante do equipamento do soldado romano era a couraça. Ela cobria todo o peito e costas. Sendo feita de metal, impedia que as armas do inimigo o ferissem mortalmente.
Paulo também nos recomenda que usemos a couraça, a couraça da justiça, justiça que Deus nos dá em Cristo. O diabo tenta nos iludir com a couraça da nossa própria justiça, da nossa bondade e de nossas boas ações. Mas Deus diz: “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.” Felizmente, Deus nos vestiu com a justiça de Cristo e, por isso, nós somos perfeitamente justos. A Bíblia diz em Rm 4.23: “todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente...mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”
3. Os sapatos da paz (v.15) - Desde cedo perceberam que com os pés descalços os soldados não tinham agilidade em qualquer terreno. Se os pés sofriam, o soldado não podia guerrear direito.
Para a nossa batalha Paulo recomenda que calcemos, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.  A paz em questão é a paz entre Deus e os homens. Esta paz Deus nos deu quando enviou seu Filho Jesus para morrer pelos nossos pecados. Quando sabemos que não precisamos temer Deus por causa de nossos erros e pecados, então também temos coragem para até mesmo caminhar entre os escorpiões do mal, porque sabemos que Deus está conosco, nos amparando e nos ajudando nesta batalha.
4. A fé como escudo (v.16) - O escudo que os soldados usavam protegia todo o corpo.
Paulo diz que o escudo é a nossa fé. O escudo mostra que a proteção não está na nossa força, mas precisa de algo externo, alguém que possa nos defender e este alguém é Jesus.
Nosso inimigo lança flechas que podem nos destruir. São as mentiras, os ataques ao que cremos, ao que ensinamos e a como vivemos. E, por nós mesmos, somos facilmente vencidos, tanto que não é difícil encontrar pessoas que abandonaram a sua fé e a Cristo. Por isso Paulo nos aconselha a levar sempre a fé como escudo, para proteger de todos os dardos de fogo do Diabo.
5. A salvação como capacete (v.17) - A cabeça dos soldados por ser a parte mais vulnerável do corpo, precisa de proteção. Os inimigos usavam armas como bolas de ferro presas a uma corrente, com os quais procuravam destruir e matar. Por isso foram projetados capacetes que protegiam os soldados.
A salvação é como um capacete, nossa defesa. Uma das armas que o diabo mais usa é a da dúvida. Sempre de novo ele vem nos tentar com a dúvida em relação ao perdão dos pecados e à salvação. Tanto que é muito comum ouvirmos pessoas perguntando se alguém pode ter certeza de sua salvação. Com seu sacrifício, Cristo garante que todos os nossos pecados foram perdoados e a salvação é uma certeza.
6. A Palavra de Deus como a espada (v.17) - A Sexta arma é a espada. Essa é uma arma que serve para defesa e ataque.
Na nossa vida cristã somos soldados de Deus. E Ele colocou na mão de cada um de nós esta arma; a espada, que é a sua Palavra. Em Hb 4.12 está escrito: "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". Esta arma (levantar a Bíblia) todos nós temos e podemos usar.
Para usar bem sua espada, o soldado romano treinava várias horas por dia. Para que nós também possamos usar bem a nossa espada, a Palavra de Deus, precisamos aprender a manuseá-la, treinando diariamente, ou seja, lendo e meditando nos seus ensinamentos.
7. A Oração (v.18) - Por último temos a oração. Esta é uma arma que não é comparada com nenhum tipo de armamento. Esta é uma arma peculiar de cada cristão. Podemos chamá-la de sistema de comunicação. Com esta poderosa arma podemos pedir ajuda para o grande "comandante" Jesus. Isso, não só nos momentos difíceis, mas sempre, em todo lugar, em tempo, com toda perseverança e por todos os irmãos.
Estas são as armas que Deus nos dá para resistirmos todas as forças e ciladas do diabo, todos os dardos, ou seja, todas flechadas de fogo que o diabo lança sobre nós diariamente.
Conclusão
Vistamos a armadura que Deus nos dá: o cinturão da verdade, a couraça da justiça de Cristo, os sapatos do Evangelho, o escudo da fé, o capacete da salvação. Vamos usar com destreza a espada da Palavra de Deus, e a oração. E assim, protegidos com a força do seu grande poder, vivamos esse belo padrão de vida que é a vida cristã. Na guerra contra os poderes do mal, só são derrotados aqueles que querem lutar sozinhos, sem a proteção de Deus. Não fique sem proteção, fique sempre unido a Cristo. Amém.
                                                               Pr. Fernando Santos Boone

Nenhum comentário:

Postar um comentário