Radio Cristo para Todos

sábado, 26 de abril de 2014

Louvar pela nossa Vida.

Tema: Louvar pela nossa vida.
Itapema – Bom Caminho 26 e 27/04/2014
Régis Duarte Müller
2° Domingo de Páscoa – 27/04 a 04/05/2014
Textos Bíblicos: Salmo 148; Atos 5.29-42; 1 Pedro 1.3-9; João 20.19-31

Elogios são bons e todos gostam. Elogios fazem bem para a autoestima, fazem bem para a família, para o empregado... Quem não se sente bem após receber um elogio sincero? Quem não fica alegre após receber um elogio? Na verdade todos nós gostamos, mas muitas vezes temos dificuldades para elogiar as outras pessoas. Muitas vezes pensamos: ‘não fez mais que sua obrigação, por que devo fazer algum elogio?!’.
A poucos dias um evento extraordinário aconteceu em nossa vida, na minha vida e na vida de cada uma das pessoas que escutam ou leem esta mensagem. Esse acontecimento mudou radicalmente nossa vida para sempre. Já sabe a que estou me referindo? Se você pensou na morte e ressurreição de Jesus Cristo, então você acertou.
De fato, o que Cristo fez foi impressionante e mudou nossa vida radicalmente, você concorda? Por isso nós estamos alegres, e essa alegria nos motiva a louvar a Deus.
Você louva a Deus, não é mesmo? Você sabe o que é louvar?
Buscando uma definição nos dicionários, encontramos as seguintes:
Dirigir louvor(es); elogiar; Exaltar; Glorificar; Bendizer; Gabar-se; Vangloriar-se. Luft: Elogiar; Gabar; Exaltar; Aprovar; Aplaudir; Gabar-se; Jactar-se; Ufanar-se.
O índice remissivo da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças traz a seguinte definição para louvor: “Dizer a Deus quanto aprecio sua grandeza e beleza; falar a outros sobre a grandiosidade de Deus; dizer boas coisas sobre outra pessoa para mostrar aprovação e honrar” (p.1588).
É por isso que nós cantamos hinos como “louvado seja o meu Senhor”, “Louva, louva ao teu Senhor”, “Louva ao Senhor potentíssimo”, “Digno és, ó Cordeiro, de todo louvor”... Nós louvamos a Deus porque ele gosta, porque é uma forma de gratidão, porque nós reconhecemos sua importância em nossa vida, porque ele nos resgatou da morte e nos deu vida. Nós louvamos a Deus, pois temos a motivação de Pedro que escreveu: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo” (1Pe 1.3).
Sendo assim, nós sabemos porque louvamos a Deus. Mas existem muitos outros que não podemos esquecer: Saúde, família, amigos, trabalho, bens, casa, lar, estudos... Toda nossa vida nos motiva a louvar a Deus por causa da sua grande misericórdia em nosso favor!
Mas isso não é uma tarefa fácil, pois para muitos, ficar elogiando, louvando... Seria uma atitude mesquinha de bajulação. Como não temos o hábito de elogiar as pessoas, também temos dificuldades para elogiar, para louvar a Deus pelas coisas maravilhosas que ele faz em nossa vida.
Muitas vezes, em nossa vida, as pessoas se esforçam para chamar nossa atenção, para receber um elogio, para receber a aprovação, mas a frieza das pessoas causa grande
frustração, tristeza e até ressentimento. Isso acontece frequentemente em empresas nos contatos dos empregados com os empregadores; acontece nos lares entre maridos e mulheres, filhos e pais... Isso também acontece no nosso relacionamento com Deus.
A pergunta que fica no ar diante de tudo isso é: Se não reconhecemos as coisas que são feitas, será que aquela pessoa é importante para nós? Se não louvamos a Deus pela família, trabalho, saúde, vida, salvação... Será que ele é importante para nós?
O Apóstolo Pedro nos estimula a louvar a Deus ao dizer: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo” (1Pe 1.3). Esta é a Boa Notícia que nos motiva a louvar, cantar, dançar, elogiar, glorificar... Pois de fato, Deus fez algo maravilhoso por nós.
Esse feito de Deus, além de causar grande alegria, nos fazer louvar, também nos causa uma esperança viva. Não uma esperança comum sobre algo que se espera ou que desejamos e, muito menos um sentimento de que tudo vai dar certo. Mas uma esperança viva sobre as bênçãos que Deus guarda ao seu povo, conforme afirma o Apóstolo Pedro: “Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas. Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a Salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos” (1 Pe 1.4-5).
Deus não é como os seres humanos que precisam ter o ego massageado. Mas nosso louvor é uma demonstração de fé, de alegria, de gratidão. 
Pois bem, nossa vida é um grande motivo de louvor a Deus. Mesmo que venham provações, angústias e dificuldades, nossa vida é um grande motivo de louvor. Sabe por quê? Porque Deus nos ama (Jo 3.16). Porque não permite provações além das nossas forças (1Co 10.13). Porque assim receberemos a aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado (1Pe 1.7). Porque Deus nos proporcionou através da obra de Jesus Cristo uma alegria indizível, contagiante, maravilhosa. Como diz Pedro: “Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é resultado da fé que possuem” (1Pe 1.9).
Por isso nós louvamos a Deus. Louvamos a Deus por todas as coisas, principalmente pela nossa vida. Não somente pelas maravilhosas bênçãos que ele nos concede dia a dia, mas principalmente pela nova vida que ele nos proporciona através da ressurreição de Jesus.

Portanto, louvemos a Deus! Amém.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Jesus ressuscitou! Vão e falem aos outros.

Tema: Jesus ressuscitou! Vão e falem aos outros.
Itapema – Bom Caminho 19 e 20/04/2014
Régis Duarte Müller
Domingo de Páscoa – 20/04 a 27/04/2014
Textos Bíblicos: Salmo 16; Atos 10.34-43; Colosenses 3.1-4; Mateus 28.1-10

Todas as pessoas já enfrentaram um momento de tristeza e luto por causa da partida de alguém querido. Assim, também, muito provavelmente, todas as pessoas já tenham visitado o túmulo de algum ente querido. Fazemos isso porque guardamos lembranças daquela pessoa, para levar flores, para recordar. Mas imaginem se a gente fosse visitar o túmulo de alguém e essa pessoa não estivesse lá? No lugar um anjo que dissesse: “Quem vocês procuram não está mais aqui, mas ressuscitou, vão e falem ao outros”. Sem dúvida esse fato causaria um grande choque, espanto, medo, incerteza, assombro, esperança...
Mas apesar de estar falando em caráter de imaginação, isso aconteceu de fato. Aconteceu com Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago (Mc 16.1). Elas foram visitar o túmulo de Jesus, que era o Rei tão esperado pelas pessoas, que era a esperança de liberdade, a esperança de salvação. No entanto ele foi morto, e as esperanças seguiam junto
à sepultura. Mas o sentimento de amizade e carinho permanecia, e foi esse sentimento que levou as mulheres ao túmulo. Elas queriam perfumar o corpo de Jesus (Mc 16.1-2). Mas para a surpresa e espanto delas, o túmulo já estava aberto. No lugar, um anjo. Ele conversou com elas e mostrou onde Jesus estava. Então ele disse: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto. Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: “Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo”. (Mt 28.5-7)”.
De fato, nós não estivemos no túmulo de Jesus. Não vimos o anjo. Jesus não apareceu para nenhum de nós. Apenas temos os relatos bíblicos e testemunho de pessoas que viram e ouviram a Jesus. Para muitas pessoas isso não é suficiente. Para muitos, toda essa história é ‘ladainha’, alegoria, viagem. Quem sabe até, uma história de ficção ou algo semelhante. Muitas pessoas não consideram a Bíblia uma bibliografia, um livro que mereça confiança.
Acontece que muitas vezes, mesmo sem perceber, nós também somos influenciados por essas pessoas. Somos influenciados quando deixamos de citar um versículo bíblico em um trabalho da escola ou faculdade; quando omitimos o testemunho a respeito da ressurreição de Jesus; quando duvidamos da obra de Jesus Cristo na cruz...
Acontece que esses sintomas demonstram um déficit de fé, se não, ausência de fé, pois quando duvidamos somos incrédulos, ou seja: não cremos. E a bíblia nos avisa: “Quem crer e for batizado será salvo, quem não Crer será condenado” (Mc 16.16).
Jesus diz claramente que aquele que crer será salvo, mas quem não crer será condenado. Mas muito provavelmente, a pessoa que não crê já vive perturbada, aflita e insegura sobre seu destino após a morte, além de viver a tristeza de uma vida sem esperança.
Bem diferente daqueles que creem. O próprio relato bíblico de Mateus nos mostra isso. Quando as mulheres foram surpreendidas pelo anjo ficaram muito assustadas, mas o medo e a tristeza pela morte de Jesus deram lugar à alegria contagiante. O texto bíblico nos diz que “elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres” (Mt 28.8).
Mas a alegria delas não era uma alegria contida, mas contagiante, por isso elas correram para falar aos outros, pois elas tinham ótimas notícias, boas notícias, pois o seu Senhor não está morto, mas vive!
O povo aguardava pelo seu rei, aguardava o libertador, e ele veio. Jesus Cristo se entregou à morte de cruz para libertar o mundo inteiro das amarras do pecado. Quando ressuscitou ao terceiro dia, Jesus venceu nossos mais terríveis inimigos e nos concedeu a vitória. A tristeza e incerteza abrem caminho para a alegria e certeza da vida eterna.
As mulheres que já estavam contentes e deslumbradas com tudo aquilo, ainda
puderam ver Jesus face a face, pois ele apareceu para elas e disse: “– Que a paz esteja com vocês” (Mt 28.9), em seguida, uma ordem: “– Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali” (v.10).
Elas correram para anunciar a todos que Jesus não estava mais morte, mas que Jesus havia ressuscitado. Esta é a mesma mensagem que nós recebemos hoje, no dia que comemoramos a ressurreição de Jesus.
Portanto, queridos irmãos, a mensagem que nós recebemos é esta: Jesus ressuscitou! Vão e falem aos outros.
A mensagem que temos é clara: Jesus está vivo!
O que estamos esperando para falar aos outros?
Nós temos todas as evidências necessárias para testificar a ressurreição de Jesus: O túmulo vazio; o corpo desaparecido; o cumprimento das profecias; o testemunho de todos que viram a Jesus. Nós sabemos dos efeitos da ressurreição de Jesus: Jesus confirmou que de fato é o Filho de Deus; Reafirmou que seremos salvos, nos concedendo esperança de compartilharmos a glória do céu.
Por tudo isso nós somos motivados a crer, e ao mesmo tempo, correr e dizer aos outros: Jesus ressuscitou!
Amém.


sábado, 12 de abril de 2014

Vejam quem está chegando!

Tema: Vejam quem está chegando!
Itapema – Bom Caminho 12 e 13/04/2014
Régis Duarte Müller
Domingo de Ramos – 13/04 a 20/04/2014
Textos Bíblicos: Salmo 118.10-29; Isaías 50.4-9ª; Filipenses 2.5-11; Mateus 21.1-11

Todos recebemos visitas, e talvez quem mora/reside na praia receba mais visitas que outras pessoas, afinal, tem um atrativo a mais. Algumas vezes recebemos visitas de pessoas importantes, outras de familiares, outras de amigos e outras para simples hospedagem. Mas com toda certeza ficamos contentes em poder receber visitas.
Mas quando alguém importante vai ser recebido em casa ou na cidade, as pessoas ficam alvoroçadas. Normalmente porque é algum artista ou jogador de futebol, enfim, alguém famoso no mundo.
Quando essas pessoas chegam em seu avião particular, talvez em um carro de luxo ou até quem sabe em cima de um carro de bombeiros, as pessoas fazem a festa. Elas aplaudem, cantam e gritam dizendo: “Vejam quem está chegando!”.
Algo semelhante aconteceu em Jerusalém a mais ou menos 2 mil anos atrás. Alguém importante estava vindo – Na verdade era o Rei dos Judeus que estava chegando, conforme a profecia de Zacarias: “Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seu Rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta” (Mt 21.5).
É como se as pessoas saíssem avisando umas às outras dizendo: “vejam quem está chegando!”. Mesmo montado em um simples animal de carga as pessoas ovacionaram a Jesus, aclamaram o Rei que estava chegando.
Enquanto Jesus ia entrando na cidade as pessoas colocavam vestes e ramos no chão, e gritavam e cantavam: “- Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!” (Mt 21.9). “‘Hosana’ significa “Salva-nos agora”. Um termo de louvor e ao mesmo tempo um pedido de salvação. As pessoas viam em Jesus a salvação contra a opressão romana, contra a escravidão. Na verdade, toda a festa que faziam para Jesus não era porque ele salvaria a pessoas dos pecados delas, mas porque imaginavam que ele iria salvá-los da opressão social causada pelos romanos. Eles ainda não haviam percebido que Jesus era Deus, e que livraria cada um de seus pecados e da opressão do pecado. Por isso Jesus estava montado em um jumento e não em um cavalo pronto e Selado para a batalha”.
O interessante ao ouvir toda essa história é que os anos passaram e as pessoas continuam pensando da mesma maneira. Mesmo tendo recebido a revelação sobre Jesus, continuam a ver o Rei da Salvação como uma celebridade, um libertador de opressões sociais, um revolucionário. São pessoas que não conhecem a Jesus, não compreenderam o propósito de sua vida na terra e o plano que Deus havia traçado para libertar as pessoas da escravidão.
Com isso nós percebemos que ainda existem muitas pessoas aprisionadas, iludidas e
mal instruídas. Pessoas que não conhecem a Jesus porque nunca ouviram nada a respeito dele, e por isso vivem procurando algum sentido para a vida; Outros são pessoas que até ouviram a história de Jesus, que ouviram falar da bíblia, mas que ainda não creem, pois não permitem a ação do Espírito Santo; também existem aqueles que conhecem ou tem ciência do que Jesus fez, participam de celebrações religiosas, mas vivem com o coração longe, bem distante dos ensinos de Deus.
Essas pessoas são como aquelas que colocaram vestes e ramos para Jesus passar. Elas fizeram aquilo tudo porque Jesus era uma celebridade. Ele havia feito muitas curas e milagres e se dizia o salvador da humanidade, o libertador. As pessoas esperavam um guerreador que vinha para tomar posse de seu lugar – o Trono.
Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, Jesus cumpria a profecia de Zacarias, e ao mesmo tempo declarava que sua missão era de paz. Infelizmente Jerusalém não estava interessada nisso, permaneceu em pecado e veio a ser totalmente destruída mais tarde (Lc 19.41-44). Da mesma forma, todos que buscarem Jesus como um milagreiro, uma celebridade, um profeta ou um grande homem; todos que não derem ouvidos aos seus ensinos e não crerem na sua morte e ressurreição, todos serão destruídos e mortos, assim como aconteceu com Jerusalém, a amada cidade de Deus, assim vai acontecer com o povo tão amado por Deus (Jo 3.16).
Saber disso, ao em mesmo tempo que causa temor e angústia, nos serve de alerta, pois aqueles que não se arrependerem de seus pecados e crerem em Jesus Cristo serão condenados e destruídos como foi Jerusalém. Mas, convém lembrar que Jesus veio para salvar as pessoas, para livrá-las da escravidão e da morte. Jesus veio para salvar as pessoas. É por isso que nós dizemos: “Vejam quem está chegando!”, pois ele é o nosso Senhor e salvador – Jesus é o nosso Rei.
Portanto, adornemos, enfeitemos nosso templo, nossa casa, nosso coração e deixemos Jesus passar. Deixemos Jesus vir a nós através Bíblia, que é a Palavra de Deus; Deixemos Jesus vir a nós através do Batismo, momento em que a Trindade Divina redime o ser humano e o chama para a família da fé. Deixemos Jesus vir a nós através da Santa Ceia, quando recebemos juntamente com o pão e o vinho o verdadeiro corpo e sangue de Jesus Cristo.
Ora, pois, foi para isso que Jesus entrou em Jerusalém, para se entregar à morte em nosso lugar, para nos resgatar da morte e garantir a salvação.
Portanto, se por algum motivo você ainda espera um libertador social, um milagreiro, se você ainda não compreendeu o que Deus fez por você, abra seu coração e deixe o Espírito Santo te convencer. Então, prepare o caminho com Ramos e diga: “Vejam quem está chegando!”. Você pode ter certeza, Deus vai mudar seu coração e sua vida. Amém.
Oração:
Querido e amado Pai Celestial, o povo de Jerusalém preparou o caminho para Jesus passar com vestes e ramos, mas não compreendiam o motivo da chegada de Jesus. Faça com que nós também enfeitemos nossa casa e nosso coração para que Jesus possa entrar não como um revolucionário, mas como o Nosso Salvador. Que isso possa acontecer através do anúncio da Palavra, através do Batismo e através da Santa Ceia. Em nome e por amor de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.


Obras Consultadas:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC, RA.
Bíblia Sagrada com reflexões de Lutero – SBB, RA.
Bíblia Sagrada – Edição para Jovens, NTLH.
Introdução ao Antigo Testamento – Vida Nova.

Manual Bíblico SBB - SBB

sexta-feira, 11 de abril de 2014

EPD em Itapema


A Congregação Evangélica Luterana “Bom Caminho” realizou o workshop “Equipando o Povo de Deus” (EPD) no dia 05 de abril. Em sua viagem à bela cidade de Itapema, SC, o pastor Fernando H. Huf, na sexta-feira assistiu o pastor local, rev. Régis Duarte Müller, gravar o programa Cinco Minutos com Jesus; e também acompanhou o grupo de estudo que contou com luteranos de outras congregações da região. Após uma manhã de estudo da Palavra de Deus e um belo almoço em conjunto, os participantes saíram às ruas distribuindo o livrete 

“Mensagens de Esperança para Você”. Como resultado dessa visitação, quatro visitantes compareceram ao culto e 11 pessoas aceitaram uma visita. Na volta da visitação, relatos sempre emocionantes nos fazem ver como vale a pena sair da “zona de conforto” para levar o conforto e consolo de Jesus.

Por fim, o dia terminou com um culto ao Deus que faz com que sua mensagem “corra” (2Ts 3.1-5). E, no domingo, na cidade de São João Batista, aconteceu mais um culto ao Deus que mata nossa sede de vida. A Hora Luterana agradece a Deus e a todos os participantes da CEL Bom Caminho pelo apoio e orações.


Mensagem Original com Imagens disponível no endereço: 
http://blog.horaluterana.org.br/2014/04/09/epd-em-itapema-sc/