Radio Cristo para Todos

sábado, 12 de abril de 2014

Vejam quem está chegando!

Tema: Vejam quem está chegando!
Itapema – Bom Caminho 12 e 13/04/2014
Régis Duarte Müller
Domingo de Ramos – 13/04 a 20/04/2014
Textos Bíblicos: Salmo 118.10-29; Isaías 50.4-9ª; Filipenses 2.5-11; Mateus 21.1-11

Todos recebemos visitas, e talvez quem mora/reside na praia receba mais visitas que outras pessoas, afinal, tem um atrativo a mais. Algumas vezes recebemos visitas de pessoas importantes, outras de familiares, outras de amigos e outras para simples hospedagem. Mas com toda certeza ficamos contentes em poder receber visitas.
Mas quando alguém importante vai ser recebido em casa ou na cidade, as pessoas ficam alvoroçadas. Normalmente porque é algum artista ou jogador de futebol, enfim, alguém famoso no mundo.
Quando essas pessoas chegam em seu avião particular, talvez em um carro de luxo ou até quem sabe em cima de um carro de bombeiros, as pessoas fazem a festa. Elas aplaudem, cantam e gritam dizendo: “Vejam quem está chegando!”.
Algo semelhante aconteceu em Jerusalém a mais ou menos 2 mil anos atrás. Alguém importante estava vindo – Na verdade era o Rei dos Judeus que estava chegando, conforme a profecia de Zacarias: “Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seu Rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta” (Mt 21.5).
É como se as pessoas saíssem avisando umas às outras dizendo: “vejam quem está chegando!”. Mesmo montado em um simples animal de carga as pessoas ovacionaram a Jesus, aclamaram o Rei que estava chegando.
Enquanto Jesus ia entrando na cidade as pessoas colocavam vestes e ramos no chão, e gritavam e cantavam: “- Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!” (Mt 21.9). “‘Hosana’ significa “Salva-nos agora”. Um termo de louvor e ao mesmo tempo um pedido de salvação. As pessoas viam em Jesus a salvação contra a opressão romana, contra a escravidão. Na verdade, toda a festa que faziam para Jesus não era porque ele salvaria a pessoas dos pecados delas, mas porque imaginavam que ele iria salvá-los da opressão social causada pelos romanos. Eles ainda não haviam percebido que Jesus era Deus, e que livraria cada um de seus pecados e da opressão do pecado. Por isso Jesus estava montado em um jumento e não em um cavalo pronto e Selado para a batalha”.
O interessante ao ouvir toda essa história é que os anos passaram e as pessoas continuam pensando da mesma maneira. Mesmo tendo recebido a revelação sobre Jesus, continuam a ver o Rei da Salvação como uma celebridade, um libertador de opressões sociais, um revolucionário. São pessoas que não conhecem a Jesus, não compreenderam o propósito de sua vida na terra e o plano que Deus havia traçado para libertar as pessoas da escravidão.
Com isso nós percebemos que ainda existem muitas pessoas aprisionadas, iludidas e
mal instruídas. Pessoas que não conhecem a Jesus porque nunca ouviram nada a respeito dele, e por isso vivem procurando algum sentido para a vida; Outros são pessoas que até ouviram a história de Jesus, que ouviram falar da bíblia, mas que ainda não creem, pois não permitem a ação do Espírito Santo; também existem aqueles que conhecem ou tem ciência do que Jesus fez, participam de celebrações religiosas, mas vivem com o coração longe, bem distante dos ensinos de Deus.
Essas pessoas são como aquelas que colocaram vestes e ramos para Jesus passar. Elas fizeram aquilo tudo porque Jesus era uma celebridade. Ele havia feito muitas curas e milagres e se dizia o salvador da humanidade, o libertador. As pessoas esperavam um guerreador que vinha para tomar posse de seu lugar – o Trono.
Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, Jesus cumpria a profecia de Zacarias, e ao mesmo tempo declarava que sua missão era de paz. Infelizmente Jerusalém não estava interessada nisso, permaneceu em pecado e veio a ser totalmente destruída mais tarde (Lc 19.41-44). Da mesma forma, todos que buscarem Jesus como um milagreiro, uma celebridade, um profeta ou um grande homem; todos que não derem ouvidos aos seus ensinos e não crerem na sua morte e ressurreição, todos serão destruídos e mortos, assim como aconteceu com Jerusalém, a amada cidade de Deus, assim vai acontecer com o povo tão amado por Deus (Jo 3.16).
Saber disso, ao em mesmo tempo que causa temor e angústia, nos serve de alerta, pois aqueles que não se arrependerem de seus pecados e crerem em Jesus Cristo serão condenados e destruídos como foi Jerusalém. Mas, convém lembrar que Jesus veio para salvar as pessoas, para livrá-las da escravidão e da morte. Jesus veio para salvar as pessoas. É por isso que nós dizemos: “Vejam quem está chegando!”, pois ele é o nosso Senhor e salvador – Jesus é o nosso Rei.
Portanto, adornemos, enfeitemos nosso templo, nossa casa, nosso coração e deixemos Jesus passar. Deixemos Jesus vir a nós através Bíblia, que é a Palavra de Deus; Deixemos Jesus vir a nós através do Batismo, momento em que a Trindade Divina redime o ser humano e o chama para a família da fé. Deixemos Jesus vir a nós através da Santa Ceia, quando recebemos juntamente com o pão e o vinho o verdadeiro corpo e sangue de Jesus Cristo.
Ora, pois, foi para isso que Jesus entrou em Jerusalém, para se entregar à morte em nosso lugar, para nos resgatar da morte e garantir a salvação.
Portanto, se por algum motivo você ainda espera um libertador social, um milagreiro, se você ainda não compreendeu o que Deus fez por você, abra seu coração e deixe o Espírito Santo te convencer. Então, prepare o caminho com Ramos e diga: “Vejam quem está chegando!”. Você pode ter certeza, Deus vai mudar seu coração e sua vida. Amém.
Oração:
Querido e amado Pai Celestial, o povo de Jerusalém preparou o caminho para Jesus passar com vestes e ramos, mas não compreendiam o motivo da chegada de Jesus. Faça com que nós também enfeitemos nossa casa e nosso coração para que Jesus possa entrar não como um revolucionário, mas como o Nosso Salvador. Que isso possa acontecer através do anúncio da Palavra, através do Batismo e através da Santa Ceia. Em nome e por amor de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.


Obras Consultadas:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC, RA.
Bíblia Sagrada com reflexões de Lutero – SBB, RA.
Bíblia Sagrada – Edição para Jovens, NTLH.
Introdução ao Antigo Testamento – Vida Nova.

Manual Bíblico SBB - SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário