É bem simples
Ninguém manda um e-mail ao patrão agradecendo pelo salário, ou ao empregado pelo serviço prestado. Mas, já que em tudo neste mundo é uma troca de favores e um depende do outro, agradecer faz parte da boa educação. As gentilezas, no entanto, estão cada vez mais escassas nestes tempos de impaciência, arrogância, egoísmo, falta de amor. No trânsito, nas filas, no ambiente de trabalho, em qualquer lugar. Indelicadezas que se transformam em atos de agressão e violência. E até em assassinatos. Qual a origem desta incivilidade, descortesia, desacato? A resposta está no registro do primeiro homicídio. Ali descobrimos o motivo de Caim trucidar o seu irmão Abel: ele não agradeceu a Deus. Até tentou, mas fez com a maior cara de pau. Lemos no livro de Gênesis que Caim pegou alguns produtos da terra e ofereceu a Deus. Deveria ser trigo estragado, milho bichado, refugo. Abel, por sua vez, pegou o melhor carneirinho e ofereceu ao
Altíssimo. Diz o texto que "o Senhor ficou contente com Abel, mas rejeitou Caim e sua oferta". Depois, Deus tem uma conversa com Caim: "Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se você tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo". O desfecho da história está na página policial.
A solução para todos os crimes, violência, agressões, é bem simples: ser grato ao Criador, reconhecer que tudo vem dele, render culto a ele. Mas é claro, isto não é bem simples assim. Na verdade, é impossível. Diz a Bíblia que "não há ninguém que adore a Deus, todos pecaram e estão afastados de Deus". Mas, um "mas" muda radicalmente a nossa história: "Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus" (Romanos 3.24). Esta é a solução. Por isto o convite: "Se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração a Deus" (12.1). Ação de Graças é isto, um sacrifício vivo e completo a Deus, e que torna o mundo melhor. Simples!
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
28 de novembro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário