Radio Cristo para Todos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bartimeu, Lutero e Nós: Ex Cegos!

Mc 10.46-52
"46 Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. 4 7Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! 48 Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tenha pena de mim! 49 Então Jesus parou e disse: Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você! 50 Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava. 51 O que é que você quer que eu faça? Perguntou Jesus. Mestre, eu quero ver de novo! respondeu ele. 52 Vá; você está curado porque teve fé! afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.”
Aproveitando que nós estamos próximos do dia 31 de outubro, onde lembramos o aniversário de 495 anos da reforma protagonizado por Martinho Lutero, quero aproveitar este belo texto da Palavra de Deus, o aniversário da reforma e a nossa presença hoje aqui, para refletirmos brevemente sobre algumas semelhanças entre Bartimeu e Lutero.
1. Bartimeu era cego – Lutero também viveu cego boa parte da sua vida.
Existem dois tipos de cegueira: a cegueira física, corporal que nos impede de ver tudo a nossa volta. E a cegueira espiritual, a cegueira da alma que nos impede de ver o que somos e a misericórdia de Deus. Bartimeu certamente foi portador desses dois tipos de cegueira. Já Lutero, apesar de poder contemplar tudo a sua volta sofria com a cegueira da alma, de não poder enxergar o que ele era e acima de tudo a misericórdia de Deus.
2. Bartimeu e Lutero sofreram Consequências semelhantes por causa da cegueira: Vergonha e culpa!
Na época de Jesus ser cego era visto como um sinal de que a pessoa ou seus pais tinham cometido algum pecado grave para a pessoa ser assim. Além da dificuldade natural por causa da deficiência, uma pessoa cega tinha que conviver com a vergonha de ser vista por todos como uma pessoa amaldiçoada e com o sentimento de culpa pesando em suas consciências. Quando Bartimeu pediu a Jesus para ver de novo, ele não queria apenas enxergar novamente, ele também queria ter uma vida nova, livre de culpa e vergonha.
Este era também o drama de Lutero. Esta era também a sua angustia. Na época de Lutero as pessoas eram impedidas de enxergar e viver à luz do evangelho de Cristo. Lutero via Deus como um severo juiz. O sentimento de vergonha e culpa pelos seus pecados era tão grande que Lutero se autoflagelava (chicoteava-se). Sofria tentando descobrir como agradar a Deus.
3. Bartimeu e Lutero – ambos encontraram cura e paz na misericórdia de Jesus.
Como resposta aos seus pedidos de misericórdia Bartimeu ouviu de Jesus: Vá; você está curado porque teve fé. (v.52) (E podemos acrescentar: fé no Filho de Deus).
Lutero encontrou a paz que sua alma tanto almejava algum tempo depois de ter sido ordenado padre. Em Wittenberg onde foi enviado para aprofundar-se nos estudos, Lutero descobriu a graça de Deus. Ao estudar a carta aos Romanos Lutero contemplou a misericórdia de Deus quando leu Rm 1. 17: O Justo viverá por fé! (E nós podemos acrescentar: fé no Filho de Deus)
4. Bartimeu e Lutero - Tentaram calar os dois.
O v.48 do evangelho mostra o que tentaram fazer com Bartimeu: Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais. A fé no Filho de Deus não o deixou parar. O fez ser persistente. O fez vencedor mesmo quando tudo conspirava contra.
Repreensão e gente tentando fazer Lutero calar a boca também não faltou quando ele começou a denunciar os erros da igreja de sua época e pregar sobre a graça de Deus. Primeiro ele foi ameaçado de excomunhão. Depois foi de fato excomungado. Botaram fogo nos seus escritos que tinha como objetivo condenar as heresias da igreja Romana e ajudar o povo a compreender a Palavra de Deus. Tentaram faze-lo renegar todos os seus escritos. E por fim queriam tirar a sua vida. Mas a fé no Filho de Deus o fez ir ainda mais longe quando tudo parecia conspirar contra: Lutero traduziu a bíblia colocando-a nas mãos do povo para que todos pudessem enxergar a verdade.
5. Bartimeu e Lutero – ambos seguiram Jesus.
A última frase do texto Bíblico está dizendo: No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho. (v.52)
Existe uma frase de Lutero que mostra bem o quanto era importante para ele seguir Jesus: "Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno".
Sem dúvida as atitudes e ações de Bartimeu e Lutero servem de modelo e encorajamento para todos. Eles sabiam o que queriam e souberam fazer a coisa certa quando encontraram o que buscavam: Seguiram Jesus.
Bartimeu, Lutero e Nós – Ex Cegos!
De acordo com a Bíblia todo ser humano é concebido e nasce em pecado. (Sl 51.5). O pecado faz com que todos nasçam cegos para as coisas de Deus. Por isso nós fomos Batizados e levamos pessoas ao Batismo. No Batismo alguém nos levou até a presença de Jesus para nascermos de novo pela fé Nele e termos os olhos abertos para a sua misericórdia.
Assim como aconteceu com Bartimeu e Lutero, o mundo, o diabo e a nossa própria carne também tentam calar a nossa boca. Tentam nos impedir de aproximar de Jesus e de levar outros até Jesus.
Mas assim como Bartimeu e Lutero, nós também sabemos o que queremos. E o fato de estarmos aqui hoje como líderes de um distrito da nossa igreja, como líderes das nossas congregações e Paróquias, demonstra que queremos seguir Jesus. Fazer a coisa certa.
E enquanto seguimos pelos caminhos de Jesus, como igreja e como cristãos individualmente, nós podemos dizer as pessoas o que o cego Bartimeu ouviu: Coragem! Levante-se porque Jesus está chamando você!
Foi isso que Lutero fez quando Deus lhe abriu os olhos pelo estudo da Palavra e ele descobriu que Deus não era um severo juiz e sim um Pai amoroso, que oferece salvação de graça a todas as pessoas pela fé em Jesus cristo. Lutero assumiu como a grande missão de sua vida anunciar a todos que pudesse que Jesus está perto de todas as pessoas e quer ajudar a todos com o seu amor e salvação.
Conclusão
Estar com os bartimeus de hoje, andar com eles e conduzi-los até Jesus, é a nossa grande missão. Cegos pelo pecado como Lutero e nós fomos, essas pessoas não podem chegar até Jesus sozinhas.
Como na sua época e no tempo de Lutero, Jesus precisa de gente para essa missão. Ele quer que nós, Ex Cegos e herdeiros da sua salvação, conduzamos muitos bartimeus a Ele, para que vejam a sua misericórdia e também sejam salvos. Que Deus nos abençoe nesta sua obra de amor e misericórdia. Amém.
                                                                                        Pr. Fernando S. Boone

Nenhum comentário:

Postar um comentário