Quarto Domingo no Advento – 23-12-2012
Sl 80.1-7; Mq 5.2-5ª; Hb 10.5-10; Lc 1.39-45
JESUS – NOSSA PAZ, ALEGRIA E SALVAÇÃO!
Introdução
As leituras Bíblicas deste último domingo antes do natal nos falam de escravidão, promessa, livramento, cumprimento e alegria. A relação que há entre os textos da Palavra de Deus neste dia tem um objetivo claro e especial: “Nos fazer enxergar no Messias, Jesus – a nossa PAZ, ALEGRIA e SALVAÇÃO!”
Fato
O salmo nos apresenta a situação desesperadora do povo de Israel vivendo como escravos na Assíria. “... pão de lágrimas para comer e um copo cheio de lágrimas para beber.” (V.5) Assim o povo resume o que estava sendo a vida deles no cativeiro. O povo de Israel tinha se afastado dos caminhos de Deus - adorando outros deuses e seguindo os costumes de outros povos pagãos, até que Deus os expulsou da sua presença. Permitindo inclusive, o domínio dos Assírios sobre Israel, o cativeiro e a escravidão. (2 Rs 17.5-23)
O povo agora está arrependido e parece ter entendido que viver longe de Deus não é a melhor coisa a se fazer. Por isso, o que nós vemos no salmo de hoje é uma súplica coletiva pela misericórdia de Deus. “Ouve-nos, ó Pastor de Israel! Escuta-nos, tu que guias o teu rebanho! Mostra-nos a tua misericórdia... Mostra-nos o teu poder; vem e salva-nos.” (Sl 80.1,2)
Desenvolvimento
Estimados irmãos e irmãs, com a escravidão de Israel Deus nos abre os olhos para uma escravidão infinitamente pior do que a escravidão do corpo: a escravidão espiritual, a escravidão da alma. A Bíblia diz que por natureza somos escravos do pecado. Somos concebidos e nascemos com o pecado. Essa é uma situação que nos leva para a condenação no inferno. Porque o pecado nos afasta de Deus.
Mas nós vimos na leitura do profeta Miqueias que Deus envia o seu profeta com promessas de livramento. O profeta fala da futura liberdade de Israel da escravidão física imposta pelos Assírios. Mas o destaque maior cai sobre a promessa de um rei que será enviado por Deus para libertar a todos da escravidão do pecado que aprisiona não somente o corpo, mas também a alma da pessoa no inferno. Segundo o profeta Miqueias esse rei nasceria em Belém; Seria o pastor do seu povo; o seu povo viveria em segurança por causa do seu poder; E ele traria a paz.
Esse rei vocês já sabem quem é. É aquele de quem as profecias do Antigo Testamento também chamam de Messias (que quer dizer salvador). Jesus, o próprio Filho de Deus.
A respeito dele e de sua função aqui no mundo, também falou o profeta Isaias 700 anos antes do seu nascimento. Isaias escreve no capítulo 53 do seu livro: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;... ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” (v.4-6)
Os textos de hoje do Novo Testamento confirmam o cumprimento dessa promessa maravilhosa de Deus. O texto de Hebreus confirma a libertação da humanidade da escravidão do pecado, mostrando que os sacrifícios humanos não tem valor e poder para nos livrar. Hebreus 10. 9,10 está dizendo: “Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas...” (Hb 10.9,10) Deus interveio para salvar a humanidade da escravidão do pecado por meio do sacrifício de Jesus. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado! Diz o apóstolo João!
Num ato de amor incondicional, Deus se fez um ser humano e veio a este mundo para resgatar a humanidade da sua pior escravidão. Aquela que faz perecer tanto o corpo quanto a alma.
Por isso Jesus é a nossa PAZ, a nossa ALEGRIA e a nossa SALVAÇÃO. Por isso, faltando dois dias para celebrarmos mais um natal, nossas expressões não podem ser outras a não ser de alegria.
Nós vimos na leitura do Evangelho que Maria, grávida de Jesus foi visitar a sua prima Isabel que estava grávida de João Batista. O texto destaca principalmente a alegria sentida por Isabel e por João Batista que estremeceu de alegria na barriga da mãe por estar na presença de Jesus. E isso quando ele ainda era apenas um feto de três ou quatro semanas no ventre de Maria.
Estar na presença de Jesus hoje é melhor ainda. Hoje, mais de 2000 anos depois, nós já vimos tudo se cumprir. Jesus nasceu, nos ensinou o amor de Deus, morreu e ressuscitou para nos dar o maior presente do mundo: nos libertou da escravidão do pecado e pela fé Nele nos presenteia com a salvação e vida eterna
Por isso, como João Batista e Isabel se alegraram por causa de Jesus, nós também nos alegraremos se tivermos Jesus sempre em nossas vidas. Paulo diz em Filipenses 4.4: Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!
Daqui alguns minutos a Lílian, a Lívia e a Kassiane estarão diante do altar do Senhor para serem Batizadas. Estarão recebendo o Salvador Jesus em suas vidas através do Batismo para que a alegria delas seja ainda maior por estarem unidas a Cristo. Estarão nascendo de novo para uma vida que deverá ser vivida na presença e nos caminhos de Jesus.
Outros cinco, a Ana, o Charles, o Isaias, a Dirley e também a Lílian que primeiro será Batizada, estarão professando a sua fé em Jesus publicamente e também o desejo de segui-lo, amparados pelos ensinos da Palavra de Deus nesta congregação da igreja de Cristo. Jesus diz no evangelho...: “Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim.”
Hoje vocês estão dizendo: eu sou de Jesus, eu pertenço a Jesus. Ele me comprou com o seu próprio sangue. Que a vida destas que hoje serão batizadas, de vocês que vão professar a fé em Jesus e o desejo de segui-lo nesta igreja, assim como a vida de todos que aqui estão, possam continuar dizendo através de comportamentos e atitudes cristãs, que pertencemos a Jesus.
Jesus prometeu retornar um dia para por fim no sofrimento humano e enxugar as lágrimas dos que choram. Quando ele vier novamente para o Juízo final, os que permaneceram crendo nele serão levados para o paraíso, para a vida eterna.
Enquanto isso não acontece, Jesus quer continuar nos visitando e enchendo a nossa vida de paz e alegria, por meio da sua Palavra e Sacramentos. Esses são os meios pelos quais Ele escolheu para nós o recebermos, o termos e o mantermos em nossas vidas.
Conclusão
Maria tinha o salvador em seu ventre e foi instrumento de Deus para Jesus visitar Isabel e João. Nós o temos em nosso coração e vida, sejamos nós também um instrumento de Deus para Jesus visitar quem ainda não o conhece. Para que assim como Isabel e João Batista e também nós, mais pessoas possam ter reações de ALEGRIA, e ter verdadeira PAZ com JESUS em suas vidas. Deus assim nos Abençoe! Amém!
Pr. Fernando Santos Boone
Nenhum comentário:
Postar um comentário