Radio Cristo para Todos

sábado, 21 de dezembro de 2013

Emanuel - Deus está conosco.

Tema: Emanuel – Deus está Conosco.
Itapema – Bom Caminho 22/12/2013
Régis Duarte Müller
4° Domingo de Advento – 22/12 a 29/12/2013
      
Textos Bíblicos: Salmo 24; Isaías 7.10-17; Romanos 1.1-7; Mateus 1.18-25

A Bíblia nos apresenta em suas muitas histórias, fatos impressionantes, promessas, cumprimento de promessas, e por aí vai... Um dos fatos mais impressionantes está diretamente ligado com o cumprimento de uma promessa, pela qual, Deus se tornaria presente na humanidade. É o cumprimento da promessa que se deu através da gravidez de uma virgem e o nascimento do menino Jesus. Emanuel, Deus está conosco.
Pois bem, o povo aguardava ansioso o cumprimento da promessa de Deus, que enviaria um Salvador. Aguardavam a chegada de seu Rei - Emanuel. Acontece que o tempo passava e a profecia não se cumpria.
Foi, então, que Maria ficou grávida. Mas Maria ainda não era casada, como poderia ter engravidado?
José, seu noivo, era um homem muito leal, e procurava agir corretamente. Por isso decidiu abandonar Maria e quebrar o contrato de casamento. Decidiu fazer isso de forma anônima para que Maria não fosse apedrejada por adultério.
Contudo, um Anjo apareceu a José em sonho e revelou o que estava acontecendo. Explicou que Maria estava grávida pelo Espírito Santo (que não havia sido traído). O anjo explicou: “- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos pecados deles” (Mt 1.20b).
José é parte importante e fundamental deste fato que mudaria para sempre o rumo da humanidade. José é descendente de Davi, por isso, quando José assume Jesus como seu filho, Jesus se torna descendência de Davi e a promessa do Salvador Jesus, que veio salvar seu povo dos pecados deles se torna realidade.
Esse é o grande motivo da gravidez de Maria, do nascimento de Jesus – Salvar o povo dos seus pecados. Pecados que corromperam a humanidade, e que levam à morte – temporal e eterna. Os pecados do povo são os mais variados. Tudo que vai contra os ensinos e mandamentos de Deus é pecado e quem os comete aguarda o juízo para condenação.
O juízo, a condenação, é algo sério e irrevogável. Todos que cometem pecados serão condenados.
Por exemplo, quem não obedece pai e mãe, comete pecado.
Quem ama as coisas do mundo (dinheiro, brinquedos, objetos, artistas, jogares...) é idólatra e comete pecado.
Quem não tira tempo para Deus, para ir aos cultos, à escolinha bíblica, aos estudos, não faz devoções e lê a bíblia está negligenciando o mandamento de Deus que ensina “Santificarás o dia de descanso”.
Por causa destes e de tantos outros pecados merecemos a condenação, a morte.
Mas para que ninguém fosse condenado, para que ninguém morresse, Deus prometeu enviar seu Filho, Jesus – para ser Emanuel, e se fazer presente na humanidade.
O nascimento de Jesus é a constatação firme da presença de Deus em nosso meio.
Deus está conosco através da sua Palavra. Deus está conosco através da Santa Ceia, quando recebemos sob o pão e o vinho, o corpo e sangue do próprio Jesus Cristo.
Deus veio para viver com as pessoas, para se tornar o Rei do povo, o Salvador e Redentor de todo o mundo. Foi por isso que José – pai adotivo de Jesus – pôs o nome no menino de Jesus, que no hebraico seria “Josué”, nome que significa “Deus Salva”.
Jesus – Deus Salva; Emanuel – Deus conosco. De uma ou de outra forma, temos no nome de Jesus a demonstração clara de quem ele é, e o que veio fazer neste mundo.
Esta é a Boa Notícia que Paulo, servo de Jesus Cristo, foi incumbido de promover. Como lemos em Romanos 1.2-4: “Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio dos seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus”.

Sem dúvida Jesus é o Filho de Deus. Sem dúvida ele é Emanuel – Deus conosco. Por isso, assim como Paulo, somos incumbidos de testemunhar esta Boa Nova “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura” (Lc 2.11,12). Emanuel – Deus está conosco. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário