Radio Cristo para Todos

sábado, 4 de janeiro de 2014

A Garantia da Herança.

Tema: A Garantia da Herança.
Itapema – Bom Caminho 05/01/2014
Régis Duarte Müller
2° Domingo de Advento – 05/01 a 12/01/2014
      
Textos Bíblicos: Salmo 119.97-104; 1 Reis 3.4-15; Efésios 1.3-14; Lucas 2.40-52

Herança – Muitos já receberam ou receberão algum tipo de herança. Ora, pois, quando olhamos para nós mesmos podemos encontrar traços genéticos de nossos pais ou familiares;
algumas pessoas herdam problemas de saúde genéticos, e até mesmo o modo de ser – que leva as pessoas a citarem um famoso ditado: “A fruta nunca cai longe do pé”. Mas também existe a herança de bens, patrimônios, enfim. O que leva alguma pessoa a merecer ou receber algum tipo de herança é a ligação de parentesco. Normalmente a herança é algo que se recebe dos pais.
Não é diferente com o nosso Pai do céu. Ele tem uma herança para nos conceder, no entanto, ninguém tem vínculo de parentesco com Deus. E ainda mais, ninguém merece receber a herança de Deus por méritos próprios. A herança do Pai do céu é algo concedido por graça, através de Jesus Cristo, e a garantia desta herança é o Espírito Santo, conforme nos apresenta a Sagrada Escritura: “O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o
que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus” (Ef 1.14).
Esse fato não é novo, pois, como diz a Bíblia “Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa” (Ef 1.4).
Deus nos escolheu, mas qual é a nossa escolha? Sabemos que Deus fez de tudo, desde a Criação, para nos tornar seus. No entanto, podemos acompanhar vários fatos em que as pessoas fizeram escolhas diferentes. Pessoas que escolheram ceder ao pecado e viver longe de Deus. Foi assim quando Adão e Eva escolheram desobedecer à Lei de Deus e comer a fruta proibida (Gn 3). Foi assim com Caim, que por inveja matou o próprio irmão (Gn 4). Foi assim com o Faraó que não deu ouvidos aos ensinos do Senhor (Ex 7). Foi assim com Judas que cedeu ao inimigo e acabou ganhando um campo para si (At 1.18).
Assim, também, cada um de nós é diariamente tentado pelo pecado, pelos desejos impuros. A própria natureza, os próprios desejos, pensamentos e curiosidades; O mundo que atiça as nossas fraquezas incentivando a mentira, a prostituição, a ganância... Além do nosso inimigo, o Diabo, que anda ao nosso redor como leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pe 5.8). Ele conhece todas nossas fraquezas e sabe como atacar. Longes de
Deus, de seus ensinos, somos presas fáceis, vulneráveis.
Infelizmente, apesar de Deus ter nos escolhido para sermos dele, nos desviamos e nos tornamos inimigos dele e destinados a sofrer eternamente por causa dos nossos pecados, inclusive, por causa da herança provinda de Adão e Eva.
Por causa dos nossos muitos pecados, por causa da nossa situação deplorável, a condenação é algo previsível. No entanto, Deus promete conceder sua graça, ele promete conceder seu Espírito, promete nos salvar, nos resgatar de nossa escravidão e nos tornar LIVRES.
Esse é o grande Plano de Deus, Nos tornar livres. Bem como “unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra” (v.10).
A libertação, a graça, sabedoria... São bênçãos e são promessas de Deus aos seres humanos que o buscam, e que em sua bondade concede “da água viva” – Jesus.
Sendo assim, apesar de tentarmos nos desviar, Deus em sua bondade quer nos buscar, nos resgatar e nos oferecer “a fonte da água viva” para que herdemos o Reino do Céu. E a garantia da herança é o Espírito de Deus.
É por tudo isso que podemos nos unir ao Apóstolo Paulo e ao povo de Éfeso e dizer: “Agradecemos ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial” (Ef 1.3).

Entre os dons que Deus nos concede está a Herança do Céu. E o próprio Espírito de Deus é a garantia desta herança. Sabemos de tudo isso porque Deus nos revelou através do Apóstolo Paulo: “Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória” (Ef 1.13-14).
Louvemos a Deus por sua glória. Louvemos a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a fonte da água viva. Louvemos a Deus pelo Espírito Santo que mora em nós. Louvemos a Deus pela vida eterna que irá nos conceder – A Herança do Nosso Pai do Céu. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário