Radio Cristo para Todos

sábado, 18 de janeiro de 2014

Um por todos, todos por um!

Tema: Um por todos, todos por um!
Itapema – Bom Caminho 19/01/2014
Régis Duarte Müller
2° Domingo Após Epifania – 19/01 a 26/01/2014
      
Textos Bíblicos: Salmo 40.1-11; Isaías 49.1-7; 1 COríntios 1.1-9; João 1.29-42a

Existe uma história muito famosa descrita em livros e filmes que chama-se os Três Mosqueteiros. O Livro, um romance francês escrito por Alexandre Dumas, vivenciado em meados do século XVII, conta a história de três homens mosqueteiros conhecidos como Athos, Porthos e Aramis, os quais eram inseparáveis, e de um jovem que quer tornar-se um dos mosqueteiros que chamava-se D’Artagnam. Sempre que nós nos lembramos deles recordamos o famoso lema de suas batalhas: “Um por todos e todos por um”. Quem não ouviu essa frase? D’Artagnan conheceu essa frase quando lutava contra Bernajoux, e quando os
guardas do cardeal se aproximavam, os mosqueteiros uniram as espadas e gritaram: “Um por todos e todos por um” (Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas, p.9). E por causa da risga com Bernajoux, D’Artagnan ficou conhecido e com o futuro encaminhado para se tornar um dos mosqueteiros do rei. Acontece que passou a ser perseguido por ter enfrentado um dos guardas de Richelieu e por isso comprou briga com o cardeal. Mas ao receber a notícia o jovem estava junto dos mosqueteiros, e Porthos lhe disse batendo de leve em seu ombro: “A partir de agora você vai aprender o nosso LEMA. Todos então levantaram suas espadas e cruzaram-nas no ar gritando em uma só voz: - Um por todos e todos por um! D’Artagnan sorriu satisfeito” (p.13).
(Fonte: Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, Coleção Aventuras Grandiosas, Adaptação de Ana Carolina Vieira Rodriguez, 2°Edição, Editora RIDEEL).
A história que ouvimos é muito interessante, especialmente pela união dos combatentes e por expressarem isso em um Lema que era repetido a cada nova batalha. E de certa forma, é um lema que poderíamos entender e aplicar no contexto cristão, uma vez que um só homem – Jesus Cristo – o Servo de Deus, se sacrificou pelos pecados do mundo inteiro – Um por Todos. Ao mesmo tempo, podemos entender que em resposta à obra de Jesus Cristo, os cristãos se unem para testemunhar a Boa Nova da Salvação através do Servo do Senhor, seu próprio Filho – Todos por um.
Não é novidade para ninguém que Jesus se doou em favor de todas as pessoas. No entanto, ainda assim existem pessoas que não querem estar unidas com Cristo Jesus, e por isso fecham os ouvidos e o coração para o Servo de Deus.
Também existem as pessoas que frequentam suas igrejas todo fim de semana, aparentam ser devotas, mas no fundo não estão unidas com Cristo, e ainda atrapalham no trabalho dos outros irmãos.
Muitas são as situações que surgem promovendo a desunião. São rusgas e mal entendidos que não foram resolvidos, muito menos perdoados. São pessoas que levam consigo o lema: “Dou um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair”.
Nessa hora nos damos por conta que aplicar o lema dos mosqueteiros para a vida dos
cristãos pode não ser tão coerente, afinal, apesar de Cristo ter se doado por todos, nem sempre as pessoas estão dispostas a se doarem por Jesus Cristo, ou mesmo a viverem em união por estarem unidos em Cristo Jesus.
Mas tudo isso que estamos falando faz parte da santificação do cristão. Viver em união, e unidos testemunhar Jesus Cristo, é um resultado da Justificação do cristão através de Jesus Cristo, o qual manifesta ao mundo sua alegria por ter sido chamado para que viva em união com o Filho de Deus.
É exatamente isso que Paulo quer dizer aos irmãos de corinto. Quando Paulo escreve sua carta em torno do ano 54d.C, a cidade de Corinto era conhecida pela libertinagem, era dominada pelo templo da deusa Afrodite, e a quantidade de prostitutas e outros acontecimentos davam fama negativa para a cidade. A Igreja era constituída por pessoas de diversas raças que viviam por ali. Pessoas que foram convertidas e estavam unidas a Cristo pela fé. O contexto da Igreja no momento da carta é delicado, pois vários problemas afligiam a igreja. Divisões; incestos; processos contra membros; abuso da liberdade cristã, inclusive na ceia – mau uso da ceia do Senhor; a questão dos dons espirituais... Diante de tudo isso, Paulo escreve a carta para advertir os fiéis, instruir e preservar a união dos cristãos. A situação/contexto é problemático, Paulo quer resolver.
Mas ao mesmo tempo em que lemos ou ouvimos tudo isso nos remetemos aos nossos dias e percebemos que nossa situação é muito parecida com a situação de Corinto. Por isso as advertências, instruções e ensino de Paulo são tão importantes para todos nós, sejamos de Itapema, São João Batista, Santa Catarina, Rio Grande do Sul... As palavras de Paulo fazem todo sentido e devem servir de instrução para cada um de nós. Para que busquemos viver em união com Jesus e com nosso próximo.
É por isso que o ditado/lema dos mosqueteiros fazem todo sentido, pois todos nós estamos unidos em Cristo Jesus, e por causa do que ele fez nos tornamos todos irmãos e estamos unidos no desafio de manifestar ao mundo a obra de Jesus Cristo.
Ao escrever aos coríntios, Paulo diz que Deus nos chamou para viver em comunhão com Jesus. E viver em comunhão com o Filho de Deus é uma grande honra. Ao mesmo tempo, Deus nos chamou para o seu serviço, assim como fez com André, Pedro...

Um por todos e todos por um, o que isso significa para os cristãos? Significa que somos parceiros, amigos, companheiros que trabalham juntos com um objetivo em comum: mudar a vida das pessoas através da união em Jesus Cristo. Afinal de contas, se estamos unidos em Cristo, podemos enfrentar qualquer situação (Fp 4.13).

Um comentário:

  1. é isso aí. UM POR TODOS E TODOS POR UM. Que seja sempre a nossa realidade. Possamos nos unir em Cristo para lutar contra o pecado que está em nós. E em Cristo e por causa de Cristo, teremos força nele para lutar contra o egoismo, raiva, desentendimentos e incompreensões, pois estes inimigos são terríveis, mas as vezes, os carregamos e os alimentamos a vida toda. Por isso UM POR TUDO E TUDO POR UM. Vamos juntos, de mãos dadas, fortalecer nossa força na Palavra de Deus assim sempre seremos alegrados por saber que mais um se une a Cristo e a nossa família cristã. Obrigado pastor Regis pela reflexão e as mais ricas bênçãos de Deus sobre seu ministério e a congregação de Itapema. Abraços.

    Pastor Carlos Kracke, Blumenau, SC

    ResponderExcluir