Radio Cristo para Todos

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O QUE MUITA GENTE NÃO SABE: "O SENHOR perdoou o seu pecado;" 2 Sm 12.13


4º Domingo Após Pentecostes – 16/06/2013
Sl 32.1-7; 2 Sm 11.26-12.10, 13-14; Rm 12.9-21; Lc 7.36-8.3
Introdução
            Davi está dizendo no salmo de hoje: Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. (Sl 32.1,3,5)
Fato
            Isso é Davi falando! Ninguém melhor que Davi para falar da felicidade de ter os seus pecados perdoados por Deus. A leitura de 2 Sm 11.26-12.10, mostra o outro lado desse grande homem que foi Davi. O lado sujo e podre que todo ser humano tem, mas se esforça para manter escondido. Ainda bem que Deus não nos fez com uma tela na testa mostrando todos os nossos desejos, pensamentos e atos pecaminosos. Já imaginou se todos os nossos pecados ficassem passando numa tela bem no meio da nossa testa para todos verem. Será que teríamos ainda alguma credibilidade? Talvez teríamos que nos esconder de tanta vergonha.
Desenvolvimento
O rei Davi preocupado com a sua credibilidade e preocupado em esconder o seu pecado cometeu um dos crimes mais cruéis registrado na Bíblia. Um belo dia, enquanto o seu exercito guerreava contra os Amonitas, Davi desfrutava das mordomias do seu palácio em Jerusalém. Depois de tirar uma soneca a tarde acordou e foi caminhar no terraço do seu palácio. La de cima Davi viu uma bela e atraente mulher tomando banho. O ditado já diz: “Mente vazia, oficina do diabo”. Davi procurou saber quem era aquela mulher e mesmo sabendo que ela era casada, deixou-se levar pelos desejos da carne e mandou chamar a mulher e com ela teve relações. A mulher que se chamava Bate-seba era esposa de Urias, um dos seus oficias. Um homem que lutava nas batalhas, que defendia as causas do rei e era fiel a Davi. Pouco tempo depois Bate-Seba manda uma carta para Davi avisando que ela tinha ficado grávida.
            Para evitar um escândalo que colocaria em risco a sua credibilidade como rei, Davi tenta encobrir o seu erro, o seu pecado. Veja o que pode acontecer quando a pessoa tenta corrigir os erros da sua vida sem a ajuda e orientação de Deus.
Davi achou que a solução para o seu problema seria trazer de volta para casa o seu soldado que estava na guerra para que ele pudesse ter relações com a sua mulher. Assim Urias pensaria que o filho era dele e ninguém ficaria sabendo de nada . Como as coisas não saíram como ele esperava, Davi chegou ao extremo da maldade humana. Deu ordem para que Urias fosse colocado no pelotão de frente na batalha para que fosse morto. Dessa vez o plano deu certo. Urias foi morto. Passado o luto, Davi mandou trazerem Bate-Seba para o palácio e se casou com ela. Tudo resolvido.
         O orgulho e a vaidade humana as vezes prefere fazer coisas absurdas do que admitir e corrigir o erro. Davi talvez achou que escondendo o seu erro das pessoas, mantendo a sua credibilidade de homem correto e temente a Deus diante das pessoas, seria o mais importante.
Só que, como diz o próprio Davi mais tarde no Sl 139.1,2: “Ó SENHOR Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.”
Davi só se deu conta disso depois que Deus enviou o profeta Natã para falar-lhe da sua indignação frente ao pecado de Davi. Quando o profeta Natã o fez perceber que o homem rico que fez uso do seu poder para tirar de Urias, o homem pobre, a única e mais preciosa coisa que ele tinha, a sua mulher, Davi percebeu que Deus vê tudo o que uma pessoa faz, que Ele conhece até mesmo os pensamentos da pessoa. Antes que a palavra me chegue à boca tu já sabes o que eu vou dizer.
Quando Deus por intermédio do seu profeta, fez Davi perceber o seu pecado Davi imediatamente reconheceu: “Eu pequei contra Deus, o SENHOR.” Na mesma hora Natã disse a Davi: “O SENHOR perdoou o seu pecado;” (2 Sm 12.13)
Davi era um homem de Deus, mas errou, e errou feio. E enquanto estava com a sua mente dominada pelo pecado, não percebeu, e, portanto, não reconheceu nem se arrependeu dos seus pecados. Davi precisou da Palavra de Deus. Ele precisou ser repreendido por Deus que fez isso através do seu profeta.
Nós também somos filhos de Deus assim como Davi. E assim como Davi também erramos, as vezes pecamos feio. A verdade é que todos nós temos o lado sujo e podre de Davi dentro de nós. E ele vive se manifestando através dos nossos pensamentos palavras e ações. E assim como Davi não percebeu, nós também podemos não perceber, e, portanto, não reconhecer nem se arrepender de nossos pecados. Nós também necessitamos ouvir a voz de Deus. Precisamos ser repreendidos pela Palavra de Deus. Jesus diz no capítulo 16 de João que é o Espírito de Deus que nos convence do pecado.
Mas para que isso aconteça eu preciso, as vezes, tirar o guarda-chuva que está por cima da minha cabeça e deixar a Palavra de Deus cair sobre mim e penetrar até o meu coração. Depois quem sabe orar como Davi orou no salmo 139. 23-24. “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.”
Davi provou da misericórdia de Deus. Apesar de pecar absurdamente contra Deus, ao se arrepender sinceramente Davi ouviu de Natã na mesma hora que Deus perdoou o seu pecado. Quem prova da misericórdia de Deus, do seu amor, do seu maravilhoso perdão deve agir assim como Davi. Convidando Deus para a sua vida – ó Deus me examina, vê o meu coração, vê também os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho da vida eterna.
Agora compreendemos porque Davi está dizendo no salmo de hoje: “Feliz é aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga. (Sl 32.1)
            Essa felicidade da qual Davi expressa por ter tido os seus pecados perdoados, Jesus está proporcionando a mulher de má fama no Evangelho de hoje. A mulher, provavelmente uma prostituta, prostrou-se aos pés de Jesus lavando-os com suas próprias lágrimas e enxugando-os com os cabelos em sinal de arrependimento. Jesus disse a ela: Os seus pecados estão perdoados... Vá em paz.
            Nossos pecados por mais simples que sejam não nos permite ser melhores do que uma prostituta. Para Deus não existe essa diferença, não existe pecadinho e pecadão. A Bíblia é clara nesse sentido quando diz em Romanos 3. 23-24): “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”
           Por isso, a nossa atitude deve ser sempre a de nos curvarmos aos pés de Jesus em verdadeiro arrependimento como fez a mulher que lavou com suas lágrimas os pés do salvador. Se não chorarmos pelo menos lamentemos os nossos pecados na presença do SENHOR. Assim sairemos da casa de Deus na segurança e certeza de que as Palavras de Jesus: Os seus pecados estão perdoados... Vá em paz, também foram ditas para nós.
Conclusão     
O momento de confissão dos pecados é apropriado para lamentarmos os nossos pecados e ouvimos o perdão de Jesus. Na pregação da Palavra também. Quando participamos da Santa Ceia verdadeiramente arrependidos e confiantes nos méritos de Cristo também. Portanto, se na ora da confissão você a fez mecanicamente sem refletir nos seus pecados e sem reconhecer culpado diante de Deus aproveite e faça isso agora e na hora da Santa Ceia. Volte para casa em Paz, como voltou a mulher do evangelho. Volte a ser feliz como Davi. E deixe o bom Deus te guiar pelo caminho da vida eterna. Amém.
                                              Pr. Fernando Santos Boone

 

 

 

 

 

 

.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário