Radio Cristo para Todos

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Fazer a vontade de Deus.

Tema: Fazer a vontade de Deus.
Itapema – Bom Caminho 09/02/2014
Régis Duarte Müller
5° Domingo Após Epifania – 02/02 a 09/02/2014
      
Textos Bíblicos: Salmo 112.1-9; Isaías 58.3-9ª; 1 Coríntios 2.1-16; Mateus 5.13-20

Muitas vezes temos a oportunidade para fazer a vontade das pessoas e isso pode causar uma grande satisfação a quem recebe e a quem realiza. Por exemplo: Ir ao cinema para ver o filme que os filhos tanto querem assistir, mostra que os pais estão fazendo a vontade dos filhos; Ir com a esposa na loja para olhar sapados (ou comprar), demonstra que o
marido está fazendo a vontade da esposa; Ou ainda, a esposa pode acompanhar o marido e assistir um jogo de futebol, e assim ela estaria fazendo uma vontade do marido. Mas você já imaginou tentar fazer a vontade de alguém, mas o que você faz, na verdade, não era a vontade daquela pessoa?
Muito bem, era isso que estava acontecendo com o povo de Deus no relato de Isaías. Eles pensavam que se jejuassem estariam fazendo a vontade de Deus, no entanto, eles estavam com o coração cheio de egoísmo e interesse, seus atos não eram de coração. Não estavam fazendo a vontade de Deus, mas estavam tentando comprar a Deus, suas bênçãos, sua benevolência. Estavam agindo por interesse próprio.
Mas como o povo de Deus fazia isso? É possível que um cristão faça coisas ruins? Como uma pessoa que foi convertida pelo Espírito Santo pode agir contra a vontade do seu Criador?
Infelizmente o homem pode fazer coisas ruins e agir contra a vontade do seu Criador. Somos seres humanos e pecadores, carregamos conosco a marca do pecado e ela se apresenta das mais variadas e terríveis maneiras.
Sempre que alguém tenta enganar a Deus com práticas hipócritas, como os jejuns em Isaías 58, quando alguém agride o seu semelhante, tenta levar vantagem ou qualquer outra coisa que afete a integridade de outrem está agindo contra a vontade do Senhor.
Acontece que agir assim causa consequências. Agir e viver contra a vontade de Deus é perder o gosto, é ofuscar-se, esconder a própria luz. E quando isso acontece com o Sal nada mais resta que não seja jogá-lo fora, pois de nada vale o sal que perdeu o sabor, ou uma lâmpada que se queimou.
Assim também, se perdemos o sabor do Espírito de Deus que está presente em nossas boas obras; Ou se a nossa luz, que é o testemunho, se apaga; Nada mais resta a não ser que sejamos jogados fora, ou pior, lançados ao inferno, pois esse é o resultado do cristão de nome, de interesse e que não faz a vontade do Senhor.
Mas como isso poderia mudar? Como podemos fazer a vontade do Senhor? Na verdade a mudança não está em nós, mas em Cristo. É dele que vem o perdão dos nossos pecados, e é do Espírito que vem o desejo de fazer a vontade do Senhor.
A vontade do Senhor é que não pequemos, que amemos o nosso próximo, pratiquemos os seus mandamentos, vivamos na justiça, ajudemos os pobres e necessitados... Como lemos nas palavras do profeta: “O Jejum que me agrada é que vocês
repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes” (Is 58.7). Esta é a vontade do Senhor, que sejamos para o mundo Sal e Luz. O Sal para que dê sabor e a Luz para brilhar e fazer com que as outras pessoas vejam os feitos do Senhor e deem graças e louvores.
Então, quando fazemos a vontade do Senhor, ele recompensa em sua bondade fazendo com que a luz da sua salvação brilhe como o sol, ele faz com que todos sejam curados e guiados para a presença do Senhor, ele protege de todos os lados, e quando gritarmos diante dos sofrimentos e da aflição pedindo por socorro, o Senhor responderá: ‘Estou aqui!’ (v.8-9).
De fato Deus quer e irá recompensar quem fizer sua vontade, no entanto, se fazemos a vontade de Deus, fazemos porque somos seus filhos, porque somos guiados e orientados pelo Espírito Santo, porque somos cristãos. Se fazemos a vontade do Senhor é porque cremos, e se cremos é porque Deus nos abençoou com seu poder, nos concedendo a fé (1 Co 2.5).
Portanto, como crentes fiéis a Deus, busquemos cumprir com sua vontade fazendo sempre o que é correto e direito. Busquemos amar nosso próximo e ajudar-lhe em suas necessidades. Busquemos obedecer aos seus mandamentos, dar sabor e alumiar a vida das pessoas. Afinal, quantos não encontram-se dominados pelos pecados? Quantos não vivem na escravidão da prostituição, dos vícios ou das drogas e do álcool? Quantos não se enganam achando que estão fazendo a vontade de Deus, mas buscam o próprio interesse!
Todas essas pessoas estão na escuridão e precisam de uma luz que brilhe, ilumine e aponte o caminho em que devem andar. E diante de tudo isso, notamos que hoje é o momento de anunciar, de testemunhar os feitos de Deus para que todos louvem ao Senhor.
E quando nos perguntarmos: Como Posso Fazer a Vontade do Senhor? Ele mesmo nos responde, dizendo: Amando o próximo. É amando ao próximo que nós refletimos a luz de Cristo; é amando o próximo que nós manifestamos ao mundo o amor de Deus.
Nós já fomos salvos, e sabemos disso por causa da fé em Cristo Jesus. Agora, portanto, fazemos a vontade do Senhor oferecendo a ele um coração puro, nossas boas obras e obedecendo aos seus mandamentos. Se assim nós vivemos, guiados pelo Espírito Santo, podemos ter certeza que Deus vai aceitar o nosso ‘jejum’ – Seja de alimentos ou de boas obras. Contudo, o mais importante não são as atitudes que visam o benefício próprio, mas as atitudes que visam o bem do nosso semelhante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário