Radio Cristo para Todos

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Obedecer as Leis de Deus

Tema: Obedecer as Leis de Deus.
Itapema – Bom Caminho 23/02/2014
Régis Duarte Müller
7° Domingo Após Epifania – 23/02 a 02/03/2014
      
Textos Bíblicos: Salmo 119.33-40; Leviticos 19.1-2,9-18; 1 Coríntios 3.10-23; Mateus 5.38-48

O Salmo do dia nos diz em seu primeiro versículo: “Ó SENHOR Deus, ensina-me a entender as tuas leis, e eu sempre as seguirei” (Sl 119.33 NTLH). Ou conforme a Almeida: “Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim” (Sl 199.33 RA). Notamos claramente qual é o pedido do salmista: “entender as leis para poder segui-las”.
Obviamente, para entendermos alguma coisa você, eu e todos nós, precisamos estudar ou ouvir alguém com maior conhecimento nos ensinar. É exatamente isso que Deus faz, ele nos ensina sua Lei.
Percebemos isso ao lermos os outros textos destinados para hoje, nos quais Deus quer ensinar suas leis através de Levíticos, 1 Coríntios e Mateus. Através dos textos em questão Deus ensina, orienta, corrige.
Até aqui tudo bem, pois estamos falando da nossa vontade e estamos falando da ação de Deus. Contudo, quando falamos a respeito do cumprimento das leis, nos damos por conta que estamos muito longes de efetivamente cumpri-las. Isso complica ainda mais quando percebemos que somos conhecidos como um povo que vai ‘empurrando com a barriga’, ‘que faz nas coxas’ e outras expressões do tipo.
Estamos falando das pessoas em geral. Mas grosso modo, isso fica mais latente nos jovens, pois as pessoas veem os jovens como rebeldes, inconsequentes, pessoas que agem sem pensar, que não se preocupam em cumprir as leis... Afinal, não escutam as instruções dos pais para não serem taxadas como caretas. Agem sem pensar descumprindo leis e ordens. É possível encontrar pessoas que afirmam que os jovens não conhecem e não sabem ouvir as leis. Será que podemos concordar? Mas seja criança, jovem, adulto ou idoso, as leis e os mandamentos valem para todos, como afirma Provérbios 19.16: “Quem obedece às leis de Deus vive mais; quem despreza os seus mandamentos morrerá”.
É bem verdade que vivemos em um contexto onde a lei é descumprida com naturalidade. Excessos de velocidade, embriaguez ao volante, uso de drogas, roubos... São leis descumpridas com certa frequência. Parece que o senso de impunidade dá margens aos jovens e cidadãos de que nunca serão pegos.
No entanto, não é assim que funciona com Deus. Pois todos serão julgados no Dia do Senhor e receberão um justo julgamento, conforme seus atos.
Por isso as leis são importantes. Pois elas servem para nos mostrar como viver em sociedade; para mostrar como cumprir a vontade de Deus e conhecer seus mandamentos; para mostrar como viver de forma correta.
Diante disso a frase citada pelo juiz da infância e juventude, Guaraci Viana, faz todo sentido: "Boas são as Leis. Melhor o bom uso delas.". (Guaraci Viana cita a frase ao escrever o artigo “Jovens em Conflito com a lei”).
Mas a pergunta latente é: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”. De que maneira, nós cristãos, podemos guardar puro nosso caminho? Será que somos capazes de cumprir a lei de Deus e fazer sua vontade?
Frente a esta situação é comum encontrarmos pessoas que dizem: “Eu sou humano, quem não erra?”. Esta é uma frase típica de alguém que quer justificar os atos errados que comete.
No entanto, perante a Lei não existem desculpas. Quem transgrede a lei está sujeito a ser pego e ter que arcar com todas suas consequências. Tais consequências perante a lei do mundo são: Multas, prisões, trabalhos voluntários. Mas a consequência de transgredir a lei de Deus é uma só e terrível: É a condenação eterna.
Isso fica claro nas palavras de Paulo aos Coríntios: “A lei escrita mata” (2Co 3.6b). Isso quer dizer que a lei acusa, condena e nos mostra quem nós somos e como somos incapazes de fazer a vontade de Deus, e que por isso receberemos o julgamento final, ou seja, a morte.
De fato, se olharmos atentamente para a letra, ou seja, a Lei, nós vamos perceber que não existe salvação, pois o que está escrito deve ser observado. No entanto, o próprio Apóstolo Paulo afirma em 2 Co 3.6b: “A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida”. Ora, pois, quando vemos as Leis, as quais Moisés portava, vemos letras. Nós, porém, fomos encarregados da outorga de um espírito.
Portanto, como podemos perceber de fato a Lei mata, quer dizer, pune aqueles que a transgridam; mas, pelo espírito se recebe a graça que pelo batismo dá vida àqueles que foram levados à morte por causa dos seus pecados.
Sendo assim, quando olhamos para nossos textos bíblicos encontramos as letras da lei nos mostrando como viver. Orientações e leis necessárias para vivermos em sociedade, conhecermos a vontade de Deus e coloca-las em prática em nosso viver diário.
Sendo assim, de fato, a Lei é importante e fundamental em nossa vida. Mas as leis são criadas para que sejam observadas, praticadas, conforme diz o juiz: “Boas são as leis. Melhor o bom uso delas”.
Talvez até possamos ser taxados de caretas ou sermos ridicularizados por buscar cumprir as leis. No entanto, a Lei sempre será aplicada em todo seu rigor. Mas nós recebemos pelo Batismo e pelo ouvir a Palavra de Deus, o Espírito de Deus. Por isso, quando a lei causa um grande estrago e até mesmo a morte, o doce evangelho de Deus ilumina e traz a vida. Isso porque o Espírito vivifica, quer dizer, liberta as pessoas de seus antigos vícios, purifica o coração e concede a vida.
É este Espírito que nos leva a dizer com o salmista: “Ó SENHOR Deus, ensina-me a entender as tuas leis, e eu sempre as seguirei” (Sl 119.33 NTLH).
Sendo assim, que possamos seguir as leis de Deus com o auxílio do seu Espírito. Que possamos compreender que quando falhamos merecemos a morte, mas por causa do seu amor, Deus irá perdoar os erros de todos aqueles que sinceramente, confessarem seus pecados a Deus. Que assim seja. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário